Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54129

Compartilhe esta página

Título: Desafios e perspectivas da igualdade de gênero: um olhar a partir dos(as) secretários(as) de escolas públicas da Regional Recife Norte
Autor(es): SOUZA, Marcone Rodrigues de
Palavras-chave: Desigualdade de Gênero; Secretariado Executivo; Divisão Sexual do trabalho; Escolas Públicas
Data do documento: 18-Set-2023
Citação: SOUZA, Marcone Rodrigues de. Desafios e perspectivas da igualdade de gênero: um olhar a partir dos(as) secretários(as) de escolas públicas da Regional Recife Norte. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este TCC tem como objetivo investigar como os estereótipos de gênero afetam a percepção e a participação de homens e mulheres na função de secretário(a) escolar e dos demais membros da comunidade escolar. A pesquisa foi realizada entre os profissionais de secretariado lotados nas escolas públicas estaduais na Gerência Regional de Educação Recife Norte. Para embasar o trabalho, realizamos uma pesquisa descritiva por meio do Google Forms e uma entrevista semiestruturada realizada através de ligação telefônica, que foi gravada e transcrita, a fim de levantar dados para compreender essas diferenças no âmbito das escolas públicas estaduais da GRE Recife Norte. A abordagem adotada neste estudo é de natureza qualitativa, pois, através das questões objetivas e subjetivas, reunimos as opiniões, inquietações e sugestões para a redução das desigualdades de gênero entre os profissionais entrevistados. O referencial teórico apresenta um panorama histórico das desigualdades de gênero entre os profissionais de secretariado, bem como, de forma abrangente, as lutas das mulheres contra os estereótipos negativos de gênero aos quais foram submetidas por uma cultura machista que instituiu a divisão sexual do trabalho. Para embasar o referencial teórico, me valho principalmente de Nonato Júnior (2009), Pontes (2017), Hirata (2001, 2003, 2021, 2023), Kergoat (2003), Siqueira (2017) e Nascimento (2011). Espera-se que este estudo contribua para uma compreensão mais abrangente das desigualdades de gênero na profissão de secretariado executivo ao longo do tempo e em diferentes contextos. A análise temporal e contextual permitirá identificar os padrões e fatores que perpetuam tais desigualdades, subsidiando a proposição de ações que possam ser implementadas nas instituições pesquisadas. A busca por uma maior equidade de gênero no secretariado executivo é essencial para a construção de um ambiente profissional mais inclusivo e justo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54129
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO CIENTIFICO de Marcone _13_09 versão final atual.pdf365,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons