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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54129

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Denise Clementino de-
dc.contributor.authorSOUZA, Marcone Rodrigues de-
dc.date.accessioned2023-12-18T16:44:49Z-
dc.date.available2023-12-18T16:44:49Z-
dc.date.issued2023-09-18-
dc.date.submitted2023-10-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Marcone Rodrigues de. Desafios e perspectivas da igualdade de gênero: um olhar a partir dos(as) secretários(as) de escolas públicas da Regional Recife Norte. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54129-
dc.description.abstractEste TCC tem como objetivo investigar como os estereótipos de gênero afetam a percepção e a participação de homens e mulheres na função de secretário(a) escolar e dos demais membros da comunidade escolar. A pesquisa foi realizada entre os profissionais de secretariado lotados nas escolas públicas estaduais na Gerência Regional de Educação Recife Norte. Para embasar o trabalho, realizamos uma pesquisa descritiva por meio do Google Forms e uma entrevista semiestruturada realizada através de ligação telefônica, que foi gravada e transcrita, a fim de levantar dados para compreender essas diferenças no âmbito das escolas públicas estaduais da GRE Recife Norte. A abordagem adotada neste estudo é de natureza qualitativa, pois, através das questões objetivas e subjetivas, reunimos as opiniões, inquietações e sugestões para a redução das desigualdades de gênero entre os profissionais entrevistados. O referencial teórico apresenta um panorama histórico das desigualdades de gênero entre os profissionais de secretariado, bem como, de forma abrangente, as lutas das mulheres contra os estereótipos negativos de gênero aos quais foram submetidas por uma cultura machista que instituiu a divisão sexual do trabalho. Para embasar o referencial teórico, me valho principalmente de Nonato Júnior (2009), Pontes (2017), Hirata (2001, 2003, 2021, 2023), Kergoat (2003), Siqueira (2017) e Nascimento (2011). Espera-se que este estudo contribua para uma compreensão mais abrangente das desigualdades de gênero na profissão de secretariado executivo ao longo do tempo e em diferentes contextos. A análise temporal e contextual permitirá identificar os padrões e fatores que perpetuam tais desigualdades, subsidiando a proposição de ações que possam ser implementadas nas instituições pesquisadas. A busca por uma maior equidade de gênero no secretariado executivo é essencial para a construção de um ambiente profissional mais inclusivo e justo.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesigualdade de Gêneropt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectDivisão Sexual do trabalhopt_BR
dc.subjectEscolas Públicaspt_BR
dc.titleDesafios e perspectivas da igualdade de gênero: um olhar a partir dos(as) secretários(as) de escolas públicas da Regional Recife Nortept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1881234048680298pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3730642495177703pt_BR
dc.description.abstractxThis thesis aims to investigate how gender stereotypes affect the perception and participation of men and women in the role of school secretary and among other members of the school community. The research was conducted among secretarial professionals in public state schools within the Regional Education Management of North Recife. To support this work, we conducted a descriptive survey using Google Forms and a semi-structured interview conducted via telephone, which was recorded and transcribed to gather data for understanding these differences within the public state schools of the North Recife Regional Education Management. The approach adopted in this study is qualitative in nature, as through both objective and subjective questions, we collected the opinions, concerns, and suggestions for reducing gender inequalities among the interviewed professionals.The theoretical framework presents a historical overview of gender inequalities among secretarial professionals, as well as a comprehensive understanding of women's struggles against negative gender stereotypes to which they have been subjected within a male-dominated culture that established the sexual division of labor. To underpin the theoretical framework, I primarily rely on Nonato Júnior (2009), Pontes (2017), Hirata (2001, 2003, 2021, 2023), Kergoat (2003), Siqueira (2017), and Nascimento (2011).This study is expected to contribute to a broader understanding of gender inequalities in the executive secretary profession over time and in different contexts. The temporal and contextual analysis will help identify the patterns and factors that perpetuate such inequalities, providing support for the proposition of actions that can be implemented within the researched institutions. Striving for greater gender equity in executive secretarial roles is essential for the creation of a more inclusive and just professional environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduationSECRETARIADO EXECUTIVOpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

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