Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54094

Comparte esta pagina

Título : Direito social à moradia: a intervenção do Serviço Social na regularização fundiária urbana no município de São Lourenço da Mata.
Autor : MACIEL, Maria Victória Barros da Silva
OLIVEIRA, Yasmim Talita de
Palabras clave : Serviço Social; Direito à Moradia; Regularização Fundiária
Fecha de publicación : 18-oct-2023
Citación : MACIEL, Maria Victória Barros da Silva; OLIVEIRA, Yasmim Talita de. Direito social à moradia: a intervenção do Serviço Social na regularização fundiária urbana no município de São Lourenço da Mata. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O assistente social tem por uma de suas atribuições, mas também desafios na política habitacional, a viabilização da função social da propriedade, garantindo à população baixa renda o direito à moradia digna. Nesta perspectiva, o objetivo geral da pesquisa foi refletir acerca do papel do Serviço Social no Programa de Regularização Fundiária do Município de São Lourenço da Mata, o Programa A Casa É Sua. A pesquisa foi fundamentada numa abordagem qualitativa. Nos procedimentos metodológicos foi utilizada a pesquisa bibliográfica em torno das temáticas regularização fundiária, política habitacional no Brasil, direito à moradia e Serviço Social na habitação. Também realizou-se a busca por dados quantitativos referentes ao município e ao Programa mencionado. O uso dos apontamentos constantes no Diário de Campo, produzidos durante o estágio curricular obrigatório, foi um procedimento importante para analisar o papel desempenhado pela profissão neste espaço sócio-ocupacional. Outro desafio encontrado pela categoria profissional é a sua inserção em uma divisão sociotécnica do trabalho que valoriza profissões mais diretamente ligadas aos interesses do capital, fato que pôde ser observado durante a vivência do estágio curricular obrigatório do qual originou-se o presente estudo. Foi possível concluir que a atuação do assistente social no Programa está vinculado de maneira intrínseca à viabilização do direito à moradia digna. Através da sua atuação qualificada, o profissional realiza toda uma análise crítica do contexto social, identificando as necessidades de cada indivíduo e realizando a escuta qualificada, para que ao obter o título de propriedade, a função social da terra seja garantida, bem como as outras necessidades básicas das famílias contempladas sejam devidamente atendidas. Fundamentalmente, o estudo fornece, ainda, subsídio para outras pesquisas que venham a surgir em torno dessa discussão ou tema correlacionado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54094
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Victória Barros da Silva Maciel, Yasmim Talita de Oliveira.pdf3,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons