Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54070

Compartilhe esta página

Título: Evasão escolar na pandemia da Covid-19 : evidências para o Brasil
Autor(es): SOUZA, Marília Albuquerque Milfort de
Palavras-chave: Covid-19, Pandemia de, 2020; Evasão escolar; Painel de dados; Brasil
Data do documento: 25-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Marília Albuquerque Milfort de. Evasão escolar na pandemia da Covid-19: evidências para o Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A pandemia do Covid-19 teve um impacto sem precedentes no sistema educacional global, com o fechamento das escolas e a transição para a educação remota afetando milhões de estudantes e resultando em consequências significativas, incluindo o aumento da evasão escolar. Diante desse contexto, torna-se relevante o desenvolvimento de pesquisas para compreender a relação entre evasão escolar e a pandemia. Esta dissertação teve como objetivo analisar o efeito dos casos e óbitos por Covid-19 na evasão escolar no Brasil, utilizando os dados do Censo Escolar de 2019 a 2021 como referência. Para alcançar esse objetivo, foi empregado o modelo de dados em painel, permitindo uma análise estatística abrangente. Os resultados revelaram uma relação positiva entre a evasão escolar no nível fundamental e as taxas de notificações de casos e óbitos por Covid-19. Essas descobertas fornecem insights valiosos para compreender o impacto da pandemia no sistema educacional e podem orientar futuras políticas e práticas educacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54070
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marília Albuquerque Milfort de Souza.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons