Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54070

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOURA, Klebson Humberto de Lucena-
dc.contributor.authorSOUZA, Marília Albuquerque Milfort de-
dc.date.accessioned2023-12-13T12:08:59Z-
dc.date.available2023-12-13T12:08:59Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Marília Albuquerque Milfort de. Evasão escolar na pandemia da Covid-19: evidências para o Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54070-
dc.description.abstractA pandemia do Covid-19 teve um impacto sem precedentes no sistema educacional global, com o fechamento das escolas e a transição para a educação remota afetando milhões de estudantes e resultando em consequências significativas, incluindo o aumento da evasão escolar. Diante desse contexto, torna-se relevante o desenvolvimento de pesquisas para compreender a relação entre evasão escolar e a pandemia. Esta dissertação teve como objetivo analisar o efeito dos casos e óbitos por Covid-19 na evasão escolar no Brasil, utilizando os dados do Censo Escolar de 2019 a 2021 como referência. Para alcançar esse objetivo, foi empregado o modelo de dados em painel, permitindo uma análise estatística abrangente. Os resultados revelaram uma relação positiva entre a evasão escolar no nível fundamental e as taxas de notificações de casos e óbitos por Covid-19. Essas descobertas fornecem insights valiosos para compreender o impacto da pandemia no sistema educacional e podem orientar futuras políticas e práticas educacionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCovid-19, Pandemia de, 2020pt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPainel de dadospt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleEvasão escolar na pandemia da Covid-19 : evidências para o Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1161681795135213pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6278414522078224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economia / Centro Academico do Agrestept_BR
dc.description.abstractxThe Covid-19 pandemic has had an unprecedented impact on the global educational system, with school closures and the transition to remote education affecting millions of students and resulting in significant consequences, including a rise in school dropout rates. In this context, the development of research to understand the relationship between school dropout and the pandemic becomes relevant. This dissertation aimed to analyze the effect of Covid-19 cases and deaths on school dropout rates in Brazil, using data from the School Census from 2019 to 2021 as a reference. To achieve this goal, a panel data model was employed, allowing for a comprehensive statistical analysis. The results revealed a positive relationship between school dropout at the primary level and the rates of Covid-19 case notifications and deaths. These findings provide valuable insights into understanding the pandemic's impact on the educational system and can guide future educational policies and practices.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marília Albuquerque Milfort de Souza.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons