Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54070
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOURA, Klebson Humberto de Lucena | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Marília Albuquerque Milfort de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T12:08:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T12:08:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Marília Albuquerque Milfort de. Evasão escolar na pandemia da Covid-19: evidências para o Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54070 | - |
dc.description.abstract | A pandemia do Covid-19 teve um impacto sem precedentes no sistema educacional global, com o fechamento das escolas e a transição para a educação remota afetando milhões de estudantes e resultando em consequências significativas, incluindo o aumento da evasão escolar. Diante desse contexto, torna-se relevante o desenvolvimento de pesquisas para compreender a relação entre evasão escolar e a pandemia. Esta dissertação teve como objetivo analisar o efeito dos casos e óbitos por Covid-19 na evasão escolar no Brasil, utilizando os dados do Censo Escolar de 2019 a 2021 como referência. Para alcançar esse objetivo, foi empregado o modelo de dados em painel, permitindo uma análise estatística abrangente. Os resultados revelaram uma relação positiva entre a evasão escolar no nível fundamental e as taxas de notificações de casos e óbitos por Covid-19. Essas descobertas fornecem insights valiosos para compreender o impacto da pandemia no sistema educacional e podem orientar futuras políticas e práticas educacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Covid-19, Pandemia de, 2020 | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Painel de dados | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | Evasão escolar na pandemia da Covid-19 : evidências para o Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1161681795135213 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6278414522078224 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Economia / Centro Academico do Agreste | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Covid-19 pandemic has had an unprecedented impact on the global educational system, with school closures and the transition to remote education affecting millions of students and resulting in significant consequences, including a rise in school dropout rates. In this context, the development of research to understand the relationship between school dropout and the pandemic becomes relevant. This dissertation aimed to analyze the effect of Covid-19 cases and deaths on school dropout rates in Brazil, using data from the School Census from 2019 to 2021 as a reference. To achieve this goal, a panel data model was employed, allowing for a comprehensive statistical analysis. The results revealed a positive relationship between school dropout at the primary level and the rates of Covid-19 case notifications and deaths. These findings provide valuable insights into understanding the pandemic's impact on the educational system and can guide future educational policies and practices. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marília Albuquerque Milfort de Souza.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons