Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53916

Compartilhe esta página

Título: Tecnologias emergentes na assistência farmacêutica : explorando o uso da inteligência artificial na prevenção de erros de medicação
Autor(es): SILVA, Weydson Alan Martiniano da
Palavras-chave: Inteligência Artificial; Cuidados Farmacêuticos; Segurança do Paciente; Saúde digital; Tecnologias Assistivas.
Data do documento: 21-Set-2023
Citação: SILVA, Weydson Alan Martiniano da. Tecnologias emergentes na assistência farmacêutica : explorando o uso da inteligência artificial na prevenção de erros de medicação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A assistência farmacêutica é essencial para garantir a segurança e eficácia dos tratamentos farmacológicos, mas a persistente ameaça dos erros de medicação requer soluções inovadoras, portanto a aplicação da Inteligência Artificial (IA) como um instrumento inovador na prevenção de erros de medicação na assistência farmacêutica pode se tornar uma realidade. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi abordar a aplicação da IA como uma tecnologia emergente na prevenção de erros de medicação na assistência farmacêutica. Foi realizado uma revisão sistemática da literatura, coleta de dados quantitativos e comparação de soluções de IA utilizando artigos, estudos e relatórios pertinentes ao tema, publicados nas bases de dados Scielo, Lilacs, Medline e Pubmed, no período de 2009 a 2023. Os estudos demonstraram uma distribuição variada, abrangendo erros de medicação, tecnologias assistivas, atenção farmacêutica e a interseção entre IA e farmacologia. A análise quantitativa destaca uma redução significativa de erros em contextos onde a IA foi implementada. A discussão considera os desafios éticos e práticos da implementação da IA enfatizando a importância de equilibrar o avanço tecnológico com a humanização dos cuidados ao paciente. Portando, podemos concluir baseado nessa análise que a IA possui um potencial promissor na prevenção de erros de medicação, fortalecendo a qualidade dos cuidados de saúde e promovendo uma abordagem mais precisa e personalizada. No contexto em que a inovação tecnológica e a atenção centrada no paciente se entrelaçam, a IA surge como um aliado essencial para transformar positivamente o cenário da assistência farmacêutica, trazendo benefícios tangíveis para pacientes e profissionais da saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53916
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Corrigido. WEY word - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (2) (1) (2) (11).pdf645,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons