Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53812

Compartilhe esta página

Título: Águacast : podcast como recurso tecnológico para o ensino e aprendizagem da sustentabilidade hídrica nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): ARAÚJO, Ricardo Gomes da Silva
Palavras-chave: Educação ambiental; Água; Tecnologia
Data do documento: 18-Out-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Ricardo Gomes da Silva. Águacast: podcast como recurso tecnológico para o ensino e aprendizagem da sustentabilidade hídrica nos anos finais do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Os recursos tecnológicos são ferramentas essenciais para contribuir com o ensino e a aprendizagem, criando novas possibilidades de conhecimento. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é produzir podcast como recurso tecnológico para o ensino e a aprendizagem acerca da sustentabilidade hídrica no Ensino Fundamental anos finais, para o uso racional da água. Visto que o uso inadequado dos recursos hídricos, somado ao efeito trazido pelas mudanças climáticas, tem ocasionado períodos de seca e, consequentemente, a indisponibilidade hídrica levando à escassez desse recurso fundamental para a sobrevivência da humanidade. O produto educacional intitulado ÁguaCast está em consonância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ao trabalhar com os ODS 6- Água Potável e ODS 4- Educação de Qualidade. Quanto aos procedimentos essa é uma pesquisa ação e foi aplicada com uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Terezinha Barbosa da Costa e Silva, localizada no município de Bom Jardim, que faz parte da mesorregião do Agreste Sententrional de Pernambuco. O Produto Técnico e Tecnológico (PTT) ÁguaCast foi aplicado na Segunda Semana de Ciências e Tecnologia da referida escola para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A validação do produto educacional foi realizada por docentes da Educação Básica, através de um formulário contendo perguntas baseadas nos critérios de validação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Através das respostas obtidas observou-se que o produto técnico e tecnológico Águacast teve ótima avaliação. Dessa forma, o Águacast é um eficiente recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem acerca da sustentabilidade hídrica nos anos finais do Ensino Fundamental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53812
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ricardo Gomes da Silva Araújo.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons