Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53812
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Bruno Severo | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Ricardo Gomes da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T18:57:22Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T18:57:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-18 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Ricardo Gomes da Silva. Águacast: podcast como recurso tecnológico para o ensino e aprendizagem da sustentabilidade hídrica nos anos finais do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53812 | - |
dc.description.abstract | Os recursos tecnológicos são ferramentas essenciais para contribuir com o ensino e a aprendizagem, criando novas possibilidades de conhecimento. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é produzir podcast como recurso tecnológico para o ensino e a aprendizagem acerca da sustentabilidade hídrica no Ensino Fundamental anos finais, para o uso racional da água. Visto que o uso inadequado dos recursos hídricos, somado ao efeito trazido pelas mudanças climáticas, tem ocasionado períodos de seca e, consequentemente, a indisponibilidade hídrica levando à escassez desse recurso fundamental para a sobrevivência da humanidade. O produto educacional intitulado ÁguaCast está em consonância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ao trabalhar com os ODS 6- Água Potável e ODS 4- Educação de Qualidade. Quanto aos procedimentos essa é uma pesquisa ação e foi aplicada com uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Terezinha Barbosa da Costa e Silva, localizada no município de Bom Jardim, que faz parte da mesorregião do Agreste Sententrional de Pernambuco. O Produto Técnico e Tecnológico (PTT) ÁguaCast foi aplicado na Segunda Semana de Ciências e Tecnologia da referida escola para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A validação do produto educacional foi realizada por docentes da Educação Básica, através de um formulário contendo perguntas baseadas nos critérios de validação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Através das respostas obtidas observou-se que o produto técnico e tecnológico Águacast teve ótima avaliação. Dessa forma, o Águacast é um eficiente recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem acerca da sustentabilidade hídrica nos anos finais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Água | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Águacast : podcast como recurso tecnológico para o ensino e aprendizagem da sustentabilidade hídrica nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0588626354141577 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6209773452103841 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | Technological resources are essential tools to contribute to teaching and learning, creating new possibilities for knowledge. Therefore, the general objective of this research is to produce a podcast as a technological resource for teaching and learning about water sustainability in elementary school in the final years, for the rational use of water. Since the inadequate use of water resources, added to the effect brought about by climate change, has caused periods of drought and, consequently, water unavailability leading to the scarcity of this fundamental resource for the survival of humanity. The educational product entitled ÁguaCast is in line with the 2030 Agenda for Sustainable Development, by working with SDG 6- Drinking Water and SDG 4- Quality Education. As for the procedures, this is action research and was applied with a qualitative approach. The research was carried out at the Terezinha Barbosa da Costa e Silva Municipal School, located in the municipality of Bom Jardim, which is part of the Agreste Sententrional mesoregion of Pernambuco. The Technical and Technological Product (PTT) ÁguaCast was applied in the Second Week of Science and Technology at that school for students in the final years of Elementary School. The validation of the educational product was carried out by Basic Education teachers, using a form containing questions based on the validation criteria of CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel). Through the responses obtained, it was observed that the technical and technological product Águacast had excellent evaluation. In this way, Águacast is an efficient pedagogical resource for teaching and learning about water sustainability in the final years of Elementary School. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ricardo Gomes da Silva Araújo.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons