Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5377

Compartilhe esta página

Título: Tableau: um ambiente para processamento de imagens de quadros didáticos
Autor(es): Marques Oliveira, Daniel
Palavras-chave: Detecção de borda; Normalização da iluminação; Quadro negro; Quadro didático, sala de aula; Sala de reunião; Processamento de documentos; Processamento de imagens
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Marques Oliveira, Daniel; Dueire Lins, Rafael. Tableau: um ambiente para processamento de imagens de quadros didáticos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: O uso de câmeras digitais, devido ao seu custo baixo, portabilidade e boa qualidade de imagem, tem se tornado cada dia mais usual. Uma das aplicações não originalmente prevista, que vem se tornando corriqueira, é a fotografia de quadros didáticos e de reuniões para uso posterior. É freqüente que fotos de quadros didáticos englobem não só a lousa, mas também outros objetos que estão na sua circunvizinhança. Outro problema é a iluminação irregular resultante de várias fontes de luzes no ambiente em que a foto foi tirada. Esta dissertação tem como objetivo apresentar novos algoritmos para o processamento de imagens de quadros, os quais foram integrados formando um ambiente chamado Tableau. Tableau é um ambiente amigável ao usuário que permite: remoção automática de bordas; correção de perspectiva; melhoria da imagem de quadros de qualquer cor, o que é uma solução pioneira, pois não existe ferramenta acadêmica ou comercial com tal funcionalidade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5377
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6845_1.pdf10 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons