Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5377
Share on
Title: | Tableau: um ambiente para processamento de imagens de quadros didáticos |
Authors: | Marques Oliveira, Daniel |
Keywords: | Detecção de borda; Normalização da iluminação; Quadro negro; Quadro didático, sala de aula; Sala de reunião; Processamento de documentos; Processamento de imagens |
Issue Date: | 31-Jan-2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Marques Oliveira, Daniel; Dueire Lins, Rafael. Tableau: um ambiente para processamento de imagens de quadros didáticos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Abstract: | O uso de câmeras digitais, devido ao seu custo baixo, portabilidade e boa qualidade de imagem, tem se tornado cada dia mais usual. Uma das aplicações não originalmente prevista, que vem se tornando corriqueira, é a fotografia de quadros didáticos e de reuniões para uso posterior. É freqüente que fotos de quadros didáticos englobem não só a lousa, mas também outros objetos que estão na sua circunvizinhança. Outro problema é a iluminação irregular resultante de várias fontes de luzes no ambiente em que a foto foi tirada. Esta dissertação tem como objetivo apresentar novos algoritmos para o processamento de imagens de quadros, os quais foram integrados formando um ambiente chamado Tableau. Tableau é um ambiente amigável ao usuário que permite: remoção automática de bordas; correção de perspectiva; melhoria da imagem de quadros de qualquer cor, o que é uma solução pioneira, pois não existe ferramenta acadêmica ou comercial com tal funcionalidade |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5377 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo6845_1.pdf | 10 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License