Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53772

Share on

Title: A normose informacional em discentes de Pedagogia - UFPE : um estudo de caso
Authors: VALENÇA, Rodrigo Rafael
Keywords: Normose Informacional; Discentes de Pedagogia; Dispositivos Eletrônicos; Experiência; Universidade Federal de Pernambuco
Issue Date: 22-Sep-2023
Citation: VALENÇA, Rodrigo Rafael. A normose informacional em discentes de Pedagogia-UFPE: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente artigo procura investigar a Normose Informacional em discentes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, um fato social que acomete as pessoas e produz adoecimento. Para tal, desenvolveu-se um estudo de caso de acordo com Freitas e Jabbour (2010) utilizando-se a abordagem qualitativa em consonância com Bauer, GasKell e Allum (2008), sendo realizadas e analisadas três Entrevistas Narrativas nos moldes indicados por Jovchelovitch e Bauer (2011) com estudantes do referido curso, observando-se as questões de exposição destes aos dispositivos eletrônicos e desenvolvendo-se a análise dos discursos sobre suas experiências. Com base em autores como Larrosa (2003), Weil (et al, 2003) e Benjamin (1996), as informações obtidas a partir dos relatos experimentados no fenômeno pandêmico que demandou um novo formato de aulas então associadas a uma excessiva exposição dos mesmos às telas destacaram o entristecimento percebido nos protagonistas da pesquisa, evidenciando que a Normose Informacional existe e é um acontecimento deveras preocupante, merecendo ser objeto de outras pesquisas em diversos contextos e sujeitos a fim de produzir mais conhecimentos a respeito de um acontecimento tão ímpar, mas tão pouco conhecido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53772
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Rodrigo Rafael Valença.pdf350,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons