Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53770
Compartilhe esta página
Título: | Caminhos para uma escola inclusiva : barreiras no ensino fundamental de anos finais |
Autor(es): | ALVES, Joanna Maria Rodrigues |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva; Dimensões da Acessibilidade; Barreira Atitudinal; Barreira Metodológica; Atendimento Educacional Especializado |
Data do documento: | 21-Set-2023 |
Citação: | ALVES, Joanna Maria Rodrigues. Caminhos para uma escola inclusiva: barreiras no ensino fundamental de anos finais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Essa pesquisa teve como objetivo compreender como as barreiras atitudinais e metodológicas para a inclusão de estudantes com deficiência aparecem no Ensino Fundamental de anos finais. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, onde foram utilizados como recursos para a coleta de dados a observação de campo e entrevistas semiestruturadas com dois professores da sala regular, de Língua Portuguesa e de Matemática, respectivamente, e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse estudo revelou que mesmo com uma vasta gama de legislações que versem sobre a educação inclusiva, a prática pedagógica desenvolvida pelos professores da sala regular é excludente e segregadora, dificultando o processo de inclusão dos estudantes com deficiência. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53770 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOANNA MARIA RODRIGUES ALVES_ARTIGO DE TCC_CAMINHOS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA.pdf | 234,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons