Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53770

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorALVES, Joanna Maria Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-11-27T20:35:54Z-
dc.date.available2023-11-27T20:35:54Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.date.submitted2023-10-04-
dc.identifier.citationALVES, Joanna Maria Rodrigues. Caminhos para uma escola inclusiva: barreiras no ensino fundamental de anos finais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53770-
dc.description.abstractEssa pesquisa teve como objetivo compreender como as barreiras atitudinais e metodológicas para a inclusão de estudantes com deficiência aparecem no Ensino Fundamental de anos finais. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, onde foram utilizados como recursos para a coleta de dados a observação de campo e entrevistas semiestruturadas com dois professores da sala regular, de Língua Portuguesa e de Matemática, respectivamente, e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse estudo revelou que mesmo com uma vasta gama de legislações que versem sobre a educação inclusiva, a prática pedagógica desenvolvida pelos professores da sala regular é excludente e segregadora, dificultando o processo de inclusão dos estudantes com deficiência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectDimensões da Acessibilidadept_BR
dc.subjectBarreira Atitudinalpt_BR
dc.subjectBarreira Metodológicapt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.titleCaminhos para uma escola inclusiva : barreiras no ensino fundamental de anos finaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4521339652171728pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6894-7274pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOANNA MARIA RODRIGUES ALVES_ARTIGO DE TCC_CAMINHOS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA.pdf234,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons