Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53770
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro | - |
dc.contributor.author | ALVES, Joanna Maria Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T20:35:54Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27T20:35:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-04 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Joanna Maria Rodrigues. Caminhos para uma escola inclusiva: barreiras no ensino fundamental de anos finais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53770 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa teve como objetivo compreender como as barreiras atitudinais e metodológicas para a inclusão de estudantes com deficiência aparecem no Ensino Fundamental de anos finais. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, onde foram utilizados como recursos para a coleta de dados a observação de campo e entrevistas semiestruturadas com dois professores da sala regular, de Língua Portuguesa e de Matemática, respectivamente, e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse estudo revelou que mesmo com uma vasta gama de legislações que versem sobre a educação inclusiva, a prática pedagógica desenvolvida pelos professores da sala regular é excludente e segregadora, dificultando o processo de inclusão dos estudantes com deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Dimensões da Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Barreira Atitudinal | pt_BR |
dc.subject | Barreira Metodológica | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
dc.title | Caminhos para uma escola inclusiva : barreiras no ensino fundamental de anos finais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4521339652171728 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6894-7274 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOANNA MARIA RODRIGUES ALVES_ARTIGO DE TCC_CAMINHOS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA.pdf | 234,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons