Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53708

Compartilhe esta página

Título: Feedback na avaliação de aprendizagem: uma percepção dos discentes na modalidade presencial do curso de ciências contábeis da UFPE
Autor(es): PRAZERES, Thais Suellen Sales dos
Palavras-chave: Aprendizagem; Métodos de Avaliação; Feedback
Data do documento: 29-Set-2023
Citação: PRAZERES, Thais Suellen Sales dos. Feedback na avaliação de aprendizagem: uma percepção dos discentes na modalidade presencial do curso de ciências contábeis da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente estudo tem por objetivo identificar as experiências dos discentes quanto aos feedbacks fornecidos pelos docentes do curso de ciências contábeis na modalidade presencial da Universidade Federal de Pernambuco. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de modo a interpretar a aprendizagem e seus métodos de avaliação, e a relação que existe com o feedback, também foi abordado os tipos de feedbacks que podem ser fornecidos aos discentes e qual a percepção dos discentes diante do feedback recebido. Sendo uma pesquisa qualitativa, foi disponibilizado um formulário, via google forms, e impresso para preenchimento manual pelos alunos do ensino presencial de ciências contábeis, dentre os quais 141 discentes participaram da pesquisa. Os resultados indicam que os alunos percebem a relevância dos feedbacks após as avaliações de aprendizagem e compreendem sua importância para o seu desenvolvimento acadêmico. Observou-se que os alunos veem o feedback como uma crítica construtiva e acreditam que o recebimento destes trará implicações em suas decisões profissionais futuras, havendo uma preferência de receber feedback individualizado, ao invés de feedback em grupo. É possível observar que a maneira como é transmitido o feedback por parte dos docentes influencia no processo de aprendizagem, logo deve haver uma comunicação clara e eficaz na transmissão deste por parte dos professores. No entanto, apenas 11% dos alunos participantes da pesquisa afirmam que recebem frequentemente esse retorno dos docentes. Em resumo, este estudo oferece compreensão sobre a percepção dos alunos em relação ao feedback educacional e destaca a relevância de considerar suas experiências e expectativas para melhorar o processo de transmissão do feedback no ensino presencial de Ciências Contábeis.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53708
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC THAIS SUELLEN SALE DOS PRAZERES.pdf730,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons