Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53708

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLOPES, Christianne Calado Vieira de Melo-
dc.contributor.authorPRAZERES, Thais Suellen Sales dos-
dc.date.accessioned2023-11-22T20:58:43Z-
dc.date.available2023-11-22T20:58:43Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-10-07-
dc.identifier.citationPRAZERES, Thais Suellen Sales dos. Feedback na avaliação de aprendizagem: uma percepção dos discentes na modalidade presencial do curso de ciências contábeis da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53708-
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo identificar as experiências dos discentes quanto aos feedbacks fornecidos pelos docentes do curso de ciências contábeis na modalidade presencial da Universidade Federal de Pernambuco. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de modo a interpretar a aprendizagem e seus métodos de avaliação, e a relação que existe com o feedback, também foi abordado os tipos de feedbacks que podem ser fornecidos aos discentes e qual a percepção dos discentes diante do feedback recebido. Sendo uma pesquisa qualitativa, foi disponibilizado um formulário, via google forms, e impresso para preenchimento manual pelos alunos do ensino presencial de ciências contábeis, dentre os quais 141 discentes participaram da pesquisa. Os resultados indicam que os alunos percebem a relevância dos feedbacks após as avaliações de aprendizagem e compreendem sua importância para o seu desenvolvimento acadêmico. Observou-se que os alunos veem o feedback como uma crítica construtiva e acreditam que o recebimento destes trará implicações em suas decisões profissionais futuras, havendo uma preferência de receber feedback individualizado, ao invés de feedback em grupo. É possível observar que a maneira como é transmitido o feedback por parte dos docentes influencia no processo de aprendizagem, logo deve haver uma comunicação clara e eficaz na transmissão deste por parte dos professores. No entanto, apenas 11% dos alunos participantes da pesquisa afirmam que recebem frequentemente esse retorno dos docentes. Em resumo, este estudo oferece compreensão sobre a percepção dos alunos em relação ao feedback educacional e destaca a relevância de considerar suas experiências e expectativas para melhorar o processo de transmissão do feedback no ensino presencial de Ciências Contábeis.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMétodos de Avaliaçãopt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.titleFeedback na avaliação de aprendizagem: uma percepção dos discentes na modalidade presencial do curso de ciências contábeis da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4309332721843465pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this study is to identify students' experiences of the feedback provided by lecturers on the face-to-face accounting course at the Federal University of Pernambuco. In this context, a bibliographical survey was carried out in order to interpret learning and its assessment methods, and the relationship that exists with feedback, also addressing the types of feedback that can be provided to students and how students perceive the feedback received. As this is a qualitative study, a form was made available via Google Forms and printed out for students to fill in manually. 141 students took part in the study. The results indicate that students perceive the relevance of feedback after learning assessments and understand its importance for their academic development. It was observed that students see feedback as constructive criticism and believe that receiving it will have implications for their future professional decisions, with a preference for receiving individualized feedback rather than group feedback. It can be seen that the way in which feedback is given by teachers influences the learning process, so there must be clear and effective communication when it is given by teachers. However, only 11% of the students taking part in the survey said that they often received this feedback from their teachers. In summary, this study provides insight into students' perceptions of educational feedback and highlights the relevance of considering their experiences and expectations in order to improve the feedback process in face-to-face Accountancy teaching.pt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC THAIS SUELLEN SALE DOS PRAZERES.pdf730,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons