Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53702

Comparte esta pagina

Título : Caso real da fraude das "Lojas Americanas": uma proposta de caso de ensino
Autor : ALBUQUERQUE, Luiza Freire
Palabras clave : Auditor; Fraude; Caso de ensino; Americanas
Fecha de publicación : 29-sep-2023
Citación : ALBUQUERQUE, Luiza Freire. Caso real da fraude das "Lojas Americanas": uma proposta de caso de ensino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O presente estudo buscou analisar o caso real da fraude das “Lojas Americanas”, a partir papel do auditor para mitigar os riscos de ocorrência de fraudes contábeis nas empresas. Com isso, foi realizado o caso de ensino, seguindo o modelo da FGV, referente à fraude da Americanas, analisando o que causou esse ato ilícito, através de evidências de matérias nas mídias sociais, com opiniões divergentes dos profissionais. Foi utilizada a metodologia ativa, a fim de abrir para possíveis soluções a partir de reflexões dos estudantes. Como principais resultados, alcançou-se a necessidade de ter um controle interno adequado para organizar todo o ativo de uma empresa e ter informações confiáveis e transparentes, além de identificar previamente possíveis falhas e adotar medidas preventivas. A pesquisa tomou como base as normas contábeis, principalmente a NBC TA 240 (R1), NBC TA 200 e NBC T 11 – IT 03. Até o momento, não houve responsabilização pela fraude, apesar de haver indícios de envolvimento da antiga diretoria. A pesquisa buscou compilar informações a fim de propor estudos futuros acerca do caso.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53702
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC LUIZA FREIRE ALBUQUERQUE.pdf384,38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons