Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53702

Compartilhe esta página

Título: Caso real da fraude das "Lojas Americanas": uma proposta de caso de ensino
Autor(es): ALBUQUERQUE, Luiza Freire
Palavras-chave: Auditor; Fraude; Caso de ensino; Americanas
Data do documento: 29-Set-2023
Citação: ALBUQUERQUE, Luiza Freire. Caso real da fraude das "Lojas Americanas": uma proposta de caso de ensino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente estudo buscou analisar o caso real da fraude das “Lojas Americanas”, a partir papel do auditor para mitigar os riscos de ocorrência de fraudes contábeis nas empresas. Com isso, foi realizado o caso de ensino, seguindo o modelo da FGV, referente à fraude da Americanas, analisando o que causou esse ato ilícito, através de evidências de matérias nas mídias sociais, com opiniões divergentes dos profissionais. Foi utilizada a metodologia ativa, a fim de abrir para possíveis soluções a partir de reflexões dos estudantes. Como principais resultados, alcançou-se a necessidade de ter um controle interno adequado para organizar todo o ativo de uma empresa e ter informações confiáveis e transparentes, além de identificar previamente possíveis falhas e adotar medidas preventivas. A pesquisa tomou como base as normas contábeis, principalmente a NBC TA 240 (R1), NBC TA 200 e NBC T 11 – IT 03. Até o momento, não houve responsabilização pela fraude, apesar de haver indícios de envolvimento da antiga diretoria. A pesquisa buscou compilar informações a fim de propor estudos futuros acerca do caso.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53702
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LUIZA FREIRE ALBUQUERQUE.pdf384,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons