Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53685

Compartilhe esta página

Título: Assistência estudantil de moradia e suporte organizacional : reflexos no desempenho acadêmico de alunos do ensino superior
Autor(es): SILVA, Adriege Maria da
Palavras-chave: Assistência estudantil; Desempenho acadêmico; Impactos
Data do documento: 24-Jul-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Adriege Maria da. Assistência estudantil de moradia e suporte organizacional: reflexos no desempenho acadêmico de alunos do ensino superior. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O desempenho acadêmico, é objeto de atenção das políticas públicas, pois consiste em um indicador acessível para monitoramento da retenção no ensino superior, no qual o baixo desempenho reflete não só a evasão, mas outros fatores de ordem pessoal e acadêmica, implicando na formação do estudante. A implementação efetiva da assistência estudantil tornou-se uma ferramenta que possibilita garantir condições justas de permanência no ensino superior, visando reduzir as desigualdades sociais e transformar as universidades e os institutos em espaços públicos reais, democráticos e formadores de cidadania. Diante desse contexto, foi realizado uma pesquisa qualitativa básica de corte transversal, com pesquisa documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de analisar como o suporte organizacional afeta o desempenho acadêmico na percepção de estudantes de graduação moradores das Casas dos Estudantes da UFPE. Os resultados apresentam que os critérios a priori apresentados na literatura coincidem com os dados colhidos, ou seja, toda a estrutura física e suporte psicológico e organizacional oferecidos aos estudantes que solicitam tal assistência são impactados negativamente no seu desempenho acadêmico, principalmente, no que tange aspectos financeiros, relação saúde/doença, estrutura física e suporte organizacional. Podendo concluir que dentro todas as entrevistas pontuam faltas que interferem no seu desempenho, a quais tais circunstâncias podem ser dirimidas com ampliação da equipe de atendimento pela organização, no caso, a própria universidade. Além disso, conclui-se que a assistência de moradia deve ser mais que um ambiente de circulação e lugar para dormir, é uma política importante de garantia e promoção da dignidade desses futuros profissionais.
Descrição: DOURADO, Debora, também é conhecida em citações bibliográficas por: DOURADO, Débora Coutinho Paschoal. MENDONÇA, José Ricardo, também é conhecido em citações bibliográficas por: MENDONÇA, José Ricardo Costa de.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53685
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Adriege Maria da Silva.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons