Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53685

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDOURADO, Debora-
dc.contributor.authorSILVA, Adriege Maria da-
dc.date.accessioned2023-11-22T18:36:54Z-
dc.date.available2023-11-22T18:36:54Z-
dc.date.issued2023-07-24-
dc.identifier.citationSILVA, Adriege Maria da. Assistência estudantil de moradia e suporte organizacional: reflexos no desempenho acadêmico de alunos do ensino superior. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53685-
dc.descriptionDOURADO, Debora, também é conhecida em citações bibliográficas por: DOURADO, Débora Coutinho Paschoal. MENDONÇA, José Ricardo, também é conhecido em citações bibliográficas por: MENDONÇA, José Ricardo Costa de.pt_BR
dc.description.abstractO desempenho acadêmico, é objeto de atenção das políticas públicas, pois consiste em um indicador acessível para monitoramento da retenção no ensino superior, no qual o baixo desempenho reflete não só a evasão, mas outros fatores de ordem pessoal e acadêmica, implicando na formação do estudante. A implementação efetiva da assistência estudantil tornou-se uma ferramenta que possibilita garantir condições justas de permanência no ensino superior, visando reduzir as desigualdades sociais e transformar as universidades e os institutos em espaços públicos reais, democráticos e formadores de cidadania. Diante desse contexto, foi realizado uma pesquisa qualitativa básica de corte transversal, com pesquisa documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de analisar como o suporte organizacional afeta o desempenho acadêmico na percepção de estudantes de graduação moradores das Casas dos Estudantes da UFPE. Os resultados apresentam que os critérios a priori apresentados na literatura coincidem com os dados colhidos, ou seja, toda a estrutura física e suporte psicológico e organizacional oferecidos aos estudantes que solicitam tal assistência são impactados negativamente no seu desempenho acadêmico, principalmente, no que tange aspectos financeiros, relação saúde/doença, estrutura física e suporte organizacional. Podendo concluir que dentro todas as entrevistas pontuam faltas que interferem no seu desempenho, a quais tais circunstâncias podem ser dirimidas com ampliação da equipe de atendimento pela organização, no caso, a própria universidade. Além disso, conclui-se que a assistência de moradia deve ser mais que um ambiente de circulação e lugar para dormir, é uma política importante de garantia e promoção da dignidade desses futuros profissionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectImpactospt_BR
dc.titleAssistência estudantil de moradia e suporte organizacional : reflexos no desempenho acadêmico de alunos do ensino superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMENDONÇA, José Ricardo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1075732717943707pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2657393049675305pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxAcademic performance is the object of public policy attention as it consists of an accessible indicator for monitoring retention in higher education, in which low performance reflects not only evasion, but other personal and academic factors, implying student training . The effective implementation of student assistance has become a tool that makes it possible to guarantee fair conditions for permanence in higher education, with the aim of reducing social inequalities and transforming universities and institutes into real, democratic public spaces that build citizenship. Given this context, a basic qualitative cross-sectional research was carried out, with documentary research and the application of semi-structured interviews, with the objective of analyzing how organizational support affects academic performance in the perception of undergraduate students living in the UFPE's Casas dos Estudantes. The results show that the a priori criteria presented in the literature coincide with the collected data, that is, the entire physical structure and psychological and organizational support offered to students who request such assistance are negatively impacted on their academic performance, mainly in terms of aspects financial, health/disease relationship, physical structure and organizational support. Being able to conclude that within all the interviews punctuate faults that interfere with their performance, where such circumstances can be reduced with the expansion of the service team by the organization, in this case, the university itself. In addition, it is concluded that housing assistance should be more than an environment for circulation and a place to sleep, it is an important policy to guarantee and promote the dignity of these future professionals.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5603289094229665pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Adriege Maria da Silva.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons