Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53679

Comparte esta pagina

Título : Ressonâncias sensíveis na Avenida Guararapes: Preexistências e outras modernidades na interface Viva de Santo Antônio.
Autor : MELO, Luiza de Farias
Palabras clave : Urbanismo; Urbanismo Contemporâneo; Percepção; Sensível Urbano; Centro do Recife
Fecha de publicación : 5-oct-2023
Citación : Melo, Luiza de Farias. Ressonâncias sensíveis na Avenida Guararapes: Preexistências e outras modernidades na interface Viva de Santo Antônio. TCC (Arquitetura e Urbanismo). Recife, 2023.
Resumen : O presente trabalho se dedica a pensar as manifestações atuais na Avenida Guararapes, localizada no centro da cidade do Recife, através de sensibilidades metropolitanas. Para isto, utilizaremos uma gramática sensível que combina percepções e análises urbanas advindas do contexto moderno, momento de gênese das grandes cidades, e uma perspectiva contemporânea, na qual teóricos sobre o sensível enxergam um aprofundamento de certos aspectos sensíveis do fenômeno moderno. Partindo da ideia de ressonância, nos apropriaremos de um sentido ampliado da modernidade, capturado por porta-vozes na literatura, no jornalismo, na crítica das atmosferas das metrópoles em transformação. Utilizando deste arcabouço teórico-metodológico, nos debruçamos sobre as manifestações do projeto Viva a Guararapes, situada no bairro de Santo Antônio, como objetos de análise e crítica. Nestes eventos podemos observar a importância das imagens no entendimento do presente, capaz de orientar subjetividades e sociabilidades na experiência urbana, bem como compreender a renovação de uma gramática da percepção moderna, enfocada em novos olhares que passam a analisar e propor a metrópole contemporânea.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53679
Aparece en las colecciones: (TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_LuizadeFariasMelo.pdf11,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons