Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53674

Compartilhe esta página

Título: Análise comparativa das habilidades motoras e capacidades físicas dos alunos praticantes regulares das aulas de Educação Física da rede municipal de ensino de Vitória de Santo Antão – PE
Autor(es): RAMOS, Rayane Maria do Socorro
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Aptidão Física; Criança
Data do documento: 6-Jul-2015
Citação: .
Abstract: Através das atividades organizadas nas aulas de Educação Física (EF) os alunos podem aperfeiçoar suas habilidades motoras, melhorar os níveis de aptidão física e o desempenho motor. Assim o presente estudo tem por objetivo avaliar e comparar as habilidades motoras e capacidades físicas de crianças escolares por meio de testes de aptidão física e coordenação corporal. Foram avaliados 40 alunos na faixa etária de 10 a 14 anos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino da cidade de Vitória de Santo Antão – PE. A amostra foi dividida em quatro grupos: grupo feminino que participa das aulas de EF (GFEF, n = 14); grupo feminino que não tem aulas de EF (GFSEF, n= 12); grupo masculino com aulas de EF (GMEF, n= 7); e grupo masculino sem aulas de EF (GMSEF, n= 6). Os alunos foram submetidos às avaliações de medidas antropométricas, composição corporal e aos testes de aptidão física e coordenação corporal através do protocolo de testes Eurofit e Fitnessgram e da bateria de testes do KTK. Os resultados foram apresentados em Média ± Erro Padrão, como também foi utilizado à análise de variância Unpaired t– student para analisar as diferenças entre o GFEF e o GFSEF, e o GMEF e GMSEF (p<0,05). Os resultados mostraram que o GFSEF apresentaram maiores percentuais de crianças obesas e com sobrepeso, porém revelaram melhores valores no teste de resistência abdominal quando comparadas ao GFEF e melhores percentuais de coordenação corporal normal; O GFEF apresentaram apenas melhoras nos níveis de velocidade, e sua coordenação corporal atingiu níveis elevados de insuficiência na coordenação; Para o grupo masculino, as análises constataram diferença significativa no teste de agilidade para o GMEF, porém os resultados da coordenação corporal apresentaram valores inferiores quando comparados aos seus pares. Os resultados encontrados no presente estudo revelaram que não houve diferenças significantes para concluir que os alunos praticantes de aulas de EF têm melhores índices de aptidão física e desempenho motor quando comparados aos seus pares que não participam de aulas regulares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53674
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMOS, Rayane Maria do Socorro.pdf4,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons