Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53674

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFILHO, Ary Gomes-
dc.contributor.authorRAMOS, Rayane Maria do Socorro-
dc.date.accessioned2023-11-22T15:35:03Z-
dc.date.available2023-11-22T15:35:03Z-
dc.date.issued2015-07-06-
dc.date.submitted2023-11-22-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53674-
dc.description.abstractAtravés das atividades organizadas nas aulas de Educação Física (EF) os alunos podem aperfeiçoar suas habilidades motoras, melhorar os níveis de aptidão física e o desempenho motor. Assim o presente estudo tem por objetivo avaliar e comparar as habilidades motoras e capacidades físicas de crianças escolares por meio de testes de aptidão física e coordenação corporal. Foram avaliados 40 alunos na faixa etária de 10 a 14 anos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino da cidade de Vitória de Santo Antão – PE. A amostra foi dividida em quatro grupos: grupo feminino que participa das aulas de EF (GFEF, n = 14); grupo feminino que não tem aulas de EF (GFSEF, n= 12); grupo masculino com aulas de EF (GMEF, n= 7); e grupo masculino sem aulas de EF (GMSEF, n= 6). Os alunos foram submetidos às avaliações de medidas antropométricas, composição corporal e aos testes de aptidão física e coordenação corporal através do protocolo de testes Eurofit e Fitnessgram e da bateria de testes do KTK. Os resultados foram apresentados em Média ± Erro Padrão, como também foi utilizado à análise de variância Unpaired t– student para analisar as diferenças entre o GFEF e o GFSEF, e o GMEF e GMSEF (p<0,05). Os resultados mostraram que o GFSEF apresentaram maiores percentuais de crianças obesas e com sobrepeso, porém revelaram melhores valores no teste de resistência abdominal quando comparadas ao GFEF e melhores percentuais de coordenação corporal normal; O GFEF apresentaram apenas melhoras nos níveis de velocidade, e sua coordenação corporal atingiu níveis elevados de insuficiência na coordenação; Para o grupo masculino, as análises constataram diferença significativa no teste de agilidade para o GMEF, porém os resultados da coordenação corporal apresentaram valores inferiores quando comparados aos seus pares. Os resultados encontrados no presente estudo revelaram que não houve diferenças significantes para concluir que os alunos praticantes de aulas de EF têm melhores índices de aptidão física e desempenho motor quando comparados aos seus pares que não participam de aulas regulares.pt_BR
dc.format.extent58 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectAptidão Físicapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleAnálise comparativa das habilidades motoras e capacidades físicas dos alunos praticantes regulares das aulas de Educação Física da rede municipal de ensino de Vitória de Santo Antão – PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1219973310527211pt_BR
dc.description.abstractxThrough of activities organized in physical education classes (PE) the students can improve their motor skills, levels of physical fitness and motor performance. The present study aims to evaluate and to compare the motor skills and physical abilities of school children through physical fitness tests and body coordination. Forty students aged 10-14 years, enrolled in municipal schools in the city of Vitoria de Santo Antão – PE, were evaluated. The sample was divided into four groups: female group that participates in PE classes (FGPE, n = 14); female group without PE classes (FGWPE, n = 12); male group that participates in PE classes (MGPE, n = 7); and male group without PE classes (MGWPE, n = 6). The students were submitted to evaluation of anthropometric measurements, body composition and physical fitness tests and body coordination through from Euro fit test protocol and Fitness gram and battery KTK tests. The results were presented as mean ± standard error, it was also used to variance analysis Unpaired t-student to analyze the differences between FGPE and FGWPE, and the MGPE and MGWPE (p<0,05). The results showed that the FMWPE had higher percentage of obese and overweight children, but it showed the best values in abdominal endurance test compared to FGPE and best percentage of normal body coordination. The FGPE showed only improvements in speed levels and body coordination reached high levels of failure in coordination. For the male groups, the analysis found significant difference in the agility test for MGPE, but the results of the coordination body showed lower values compared to their peers. The results of this study revealed that there were no significant differences to conclude that practitioner students from PE classes have better levels of physical fitness and motor performance when compared to their peers which do not participate in regular classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMOS, Rayane Maria do Socorro.pdf4,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons