Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53672
Share on
Title: | Análise da relação entre as concepções de ensino e treino com as intervenções pedagógicas no treino de futebol profissional: um estudo preliminar |
Authors: | SILVA NETO, José Antônio da |
Keywords: | Futebol; Treinamento esportivo; Pedagogia esportiva |
Issue Date: | 13-Jul-2015 |
Citation: | . |
Abstract: | Objetivo geral: o presente estudo teve por objetivo analisar a relação entre as concepções de ensino e treino do treinador de futebol com as intervenções pedagógicas no decorrer dos treinos. Objetivos específicos: identificar a formação específica e o modelo de jogo defendido pelo treinador; o conteúdo substantivo transmitido; quando, como e a quem são direcionados; a natureza das tarefas instrucionais propostas; bem como a relação aos conteúdos substantivos de feedback pedagógico e a alteração da natureza das tarefas instrucionais e dos conteúdos substantivos de feedback pedagógico durante os treinos. Materiais e métodos: para este estudo recorremos a dois treinadores de equipes da série A do Campeonato Pernambucano de Futebol, com experiência desportiva considerável ao nível de treinamento profissional. O estudo adotou uma entrevista semi-estruturada, a fim de compreender os aspectos conceituais, situacionais e contextuais que podem influenciar a intervenção pedagógica do treinador nos treinos, bem como a aplicação de um instrumento de observação sistemática, de modo a obter o perfil de intervenção pedagógica do treinador no processo de ensino-treino-aprendizagem dos conteúdos substantivos do futebol. Resultados e conclusão: Treinador I (T I) apresenta uma relação coerente entre a sua intervenção pedagógica com as suas concepções de ensino e treino, enquanto que não acontece o mesmo com o treinador II (T II); os dois treinadores transmitem as informações mais de caráter tático (natureza do conteúdo); T I e T II emitem as ideias de forma generalizada, sob o feedback prescritivo e encorajamento, respectivamente; ambos transmitem as informações principalmente para os jogadores individuais; as tarefas de aplicação e refinamento são as mais utilizadas pelos treinadores, respectivamente; na intervenção do T I há uma relação de compromisso entre a natureza do conteúdo e aos dos exercícios apresentados, não sendo visto o mesmo com T II. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53672 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA NETO, José Antonio da.pdf | 898,87 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License