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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53672

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Marcelus Brito de-
dc.contributor.authorSILVA NETO, José Antônio da-
dc.date.accessioned2023-11-22T15:34:40Z-
dc.date.available2023-11-22T15:34:40Z-
dc.date.issued2015-07-13-
dc.date.submitted2023-11-22-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53672-
dc.description.abstractObjetivo geral: o presente estudo teve por objetivo analisar a relação entre as concepções de ensino e treino do treinador de futebol com as intervenções pedagógicas no decorrer dos treinos. Objetivos específicos: identificar a formação específica e o modelo de jogo defendido pelo treinador; o conteúdo substantivo transmitido; quando, como e a quem são direcionados; a natureza das tarefas instrucionais propostas; bem como a relação aos conteúdos substantivos de feedback pedagógico e a alteração da natureza das tarefas instrucionais e dos conteúdos substantivos de feedback pedagógico durante os treinos. Materiais e métodos: para este estudo recorremos a dois treinadores de equipes da série A do Campeonato Pernambucano de Futebol, com experiência desportiva considerável ao nível de treinamento profissional. O estudo adotou uma entrevista semi-estruturada, a fim de compreender os aspectos conceituais, situacionais e contextuais que podem influenciar a intervenção pedagógica do treinador nos treinos, bem como a aplicação de um instrumento de observação sistemática, de modo a obter o perfil de intervenção pedagógica do treinador no processo de ensino-treino-aprendizagem dos conteúdos substantivos do futebol. Resultados e conclusão: Treinador I (T I) apresenta uma relação coerente entre a sua intervenção pedagógica com as suas concepções de ensino e treino, enquanto que não acontece o mesmo com o treinador II (T II); os dois treinadores transmitem as informações mais de caráter tático (natureza do conteúdo); T I e T II emitem as ideias de forma generalizada, sob o feedback prescritivo e encorajamento, respectivamente; ambos transmitem as informações principalmente para os jogadores individuais; as tarefas de aplicação e refinamento são as mais utilizadas pelos treinadores, respectivamente; na intervenção do T I há uma relação de compromisso entre a natureza do conteúdo e aos dos exercícios apresentados, não sendo visto o mesmo com T II.pt_BR
dc.format.extent130 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectTreinamento esportivopt_BR
dc.subjectPedagogia esportivapt_BR
dc.titleAnálise da relação entre as concepções de ensino e treino com as intervenções pedagógicas no treino de futebol profissional: um estudo preliminarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4534970814652460pt_BR
dc.description.abstractxGeneral Objective: This study aimed to analyze the relationship between conceptions of teaching and football coach training with pedagogical interventions during the training. Specific objectives: to identify the specific training and the game model advocated by the coach; the substantive content transmitted; when, how and to whom they are directed; the nature of the tasks instructional proposals; as well as regarding the substantive content of teaching feedback and changing the nature of instructional tasks and the substantive content of pedagogical feedback during workouts. Methods: In this study we used the two coaches of teams in the series The Pernambucano Football Championship, with considerable sporting experience to the level of professional training. The study adopted a semi-structured interview, in order to understand the conceptual, situational and contextual aspects that may influence the pedagogical intervention of the coach in training, and the application of a systematic observation instrument, in order to obtain the intervention profile pedagogical coach in the teaching-learning-training of nouns football content. Results and conclusion: Coach I (TI) shows a consistent relationship between their pedagogical intervention with their education and training concepts, while not so with the coach II (T II); the two coaches convey information more tactical nature (nature of the content); TI and T II emit ideas across the board, under the prescriptive feedback and encouragement, respectively; both transmit the information primarily to individual players; the application tasks and refinement are the most used by coaches, respectively; in IT intervention there is a compromise between the nature of the content and the years presented, not being viewed the same with T II.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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