Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53672
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Marcelus Brito de | - |
dc.contributor.author | SILVA NETO, José Antônio da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-22T15:34:40Z | - |
dc.date.available | 2023-11-22T15:34:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-22 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53672 | - |
dc.description.abstract | Objetivo geral: o presente estudo teve por objetivo analisar a relação entre as concepções de ensino e treino do treinador de futebol com as intervenções pedagógicas no decorrer dos treinos. Objetivos específicos: identificar a formação específica e o modelo de jogo defendido pelo treinador; o conteúdo substantivo transmitido; quando, como e a quem são direcionados; a natureza das tarefas instrucionais propostas; bem como a relação aos conteúdos substantivos de feedback pedagógico e a alteração da natureza das tarefas instrucionais e dos conteúdos substantivos de feedback pedagógico durante os treinos. Materiais e métodos: para este estudo recorremos a dois treinadores de equipes da série A do Campeonato Pernambucano de Futebol, com experiência desportiva considerável ao nível de treinamento profissional. O estudo adotou uma entrevista semi-estruturada, a fim de compreender os aspectos conceituais, situacionais e contextuais que podem influenciar a intervenção pedagógica do treinador nos treinos, bem como a aplicação de um instrumento de observação sistemática, de modo a obter o perfil de intervenção pedagógica do treinador no processo de ensino-treino-aprendizagem dos conteúdos substantivos do futebol. Resultados e conclusão: Treinador I (T I) apresenta uma relação coerente entre a sua intervenção pedagógica com as suas concepções de ensino e treino, enquanto que não acontece o mesmo com o treinador II (T II); os dois treinadores transmitem as informações mais de caráter tático (natureza do conteúdo); T I e T II emitem as ideias de forma generalizada, sob o feedback prescritivo e encorajamento, respectivamente; ambos transmitem as informações principalmente para os jogadores individuais; as tarefas de aplicação e refinamento são as mais utilizadas pelos treinadores, respectivamente; na intervenção do T I há uma relação de compromisso entre a natureza do conteúdo e aos dos exercícios apresentados, não sendo visto o mesmo com T II. | pt_BR |
dc.format.extent | 130 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Futebol | pt_BR |
dc.subject | Treinamento esportivo | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia esportiva | pt_BR |
dc.title | Análise da relação entre as concepções de ensino e treino com as intervenções pedagógicas no treino de futebol profissional: um estudo preliminar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4534970814652460 | pt_BR |
dc.description.abstractx | General Objective: This study aimed to analyze the relationship between conceptions of teaching and football coach training with pedagogical interventions during the training. Specific objectives: to identify the specific training and the game model advocated by the coach; the substantive content transmitted; when, how and to whom they are directed; the nature of the tasks instructional proposals; as well as regarding the substantive content of teaching feedback and changing the nature of instructional tasks and the substantive content of pedagogical feedback during workouts. Methods: In this study we used the two coaches of teams in the series The Pernambucano Football Championship, with considerable sporting experience to the level of professional training. The study adopted a semi-structured interview, in order to understand the conceptual, situational and contextual aspects that may influence the pedagogical intervention of the coach in training, and the application of a systematic observation instrument, in order to obtain the intervention profile pedagogical coach in the teaching-learning-training of nouns football content. Results and conclusion: Coach I (TI) shows a consistent relationship between their pedagogical intervention with their education and training concepts, while not so with the coach II (T II); the two coaches convey information more tactical nature (nature of the content); TI and T II emit ideas across the board, under the prescriptive feedback and encouragement, respectively; both transmit the information primarily to individual players; the application tasks and refinement are the most used by coaches, respectively; in IT intervention there is a compromise between the nature of the content and the years presented, not being viewed the same with T II. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA NETO, José Antonio da.pdf | 898,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons