Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53622

Comparte esta pagina

Título : A intertextualizade e a construção de sentido em memes: uma análise à luz da multimodalidade.
Autor : SILVA, Yhann Gabriel Simões
Palabras clave : Memes; Multimodalidade; Textualidade
Fecha de publicación : 3-oct-2023
Citación : SIMÕES, Yhann. A Intertextualidade e a Construção de Sentidos em Memes: Uma Análise à Luz da Multimodalidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Este artigo busca apontar os memes enquanto textos com potencialidade pedagógica para o desenvolvimento de habilidades de leitura que contemplem aspectos intertextuais emultimodaispara o componente de Língua Portuguesa. Para tanto, nos valemos dos estudos estabelecidos por Cavalcante e Oliveira (2019), Koch e Elias (2018) e Dionísio (2011), relacionando-os com asindicações de práticas de ensino estabelecidas na BNCC (2018). A partir da análise de memes veiculados na rede social Twitter, constatamos a intertextualidade e a multimodalidade como ferramentas fundamentais para a leitura e construção de sentido nessas práticas linguageiras, consonante ao que se dispõe nas habilidades do eixo de Língua Portuguesa na BNCC em que os memes são abordados. Essa pesquisa revelou como os memes podem não somente satisfazer o que se postula nos documentos norteadores de ensino, mas também as necessidades sociocomunicativas de alunos inseridos na cultura digital.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53622
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Yhann Gabriel Simões Silva.pdf700,8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons