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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53622

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAES, Andréa Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Yhann Gabriel Simões-
dc.date.accessioned2023-11-21T12:55:32Z-
dc.date.available2023-11-21T12:55:32Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2023-10-03-
dc.identifier.citationSIMÕES, Yhann. A Intertextualidade e a Construção de Sentidos em Memes: Uma Análise à Luz da Multimodalidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53622-
dc.description.abstractEste artigo busca apontar os memes enquanto textos com potencialidade pedagógica para o desenvolvimento de habilidades de leitura que contemplem aspectos intertextuais emultimodaispara o componente de Língua Portuguesa. Para tanto, nos valemos dos estudos estabelecidos por Cavalcante e Oliveira (2019), Koch e Elias (2018) e Dionísio (2011), relacionando-os com asindicações de práticas de ensino estabelecidas na BNCC (2018). A partir da análise de memes veiculados na rede social Twitter, constatamos a intertextualidade e a multimodalidade como ferramentas fundamentais para a leitura e construção de sentido nessas práticas linguageiras, consonante ao que se dispõe nas habilidades do eixo de Língua Portuguesa na BNCC em que os memes são abordados. Essa pesquisa revelou como os memes podem não somente satisfazer o que se postula nos documentos norteadores de ensino, mas também as necessidades sociocomunicativas de alunos inseridos na cultura digital.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectTextualidadept_BR
dc.titleA intertextualizade e a construção de sentido em memes: uma análise à luz da multimodalidade.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410231557148912pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to highlight memes as texts with pedagogical potential for the development of reading skills that encompass intertextual and multimodal aspects for the Portuguese Language component. To do so, we draw on the studies established by Cavalcante and Oliveira (2019), Koch and Elias (2018), and Dionísio (2011), relating them to the teaching practices guidelines established in the BNCC (2018). Through the analysis of memes circulated on the social network Twitter, we observed intertextuality and multimodality as fundamental tools for reading and meaning construction in these linguistic practices, in line with what is outlined in the BNCC. This research hás revealed how memes can not only meet the requirements set in educational guiding documents but also address the socio-communicative needs of students immersed in digital culture.pt_BR
dc.subject.cnpqLinguística de Textopt_BR
dc.degree.departamentCENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO (CAC)pt_BR
dc.degree.graduationLetras - Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410231557148912pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

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