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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53613

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Título: Disputas de sentido na BNCC e os efeitos no aprendizado de pessoas surdas na Área Linguagens e suas Tecnologias
Autor(es): BANDEIRA, Aroma
Palavras-chave: BNCC; Estudos Surdos; Direitos de Aprendizagem
Data do documento: 19-Set-2023
Citação: BANDEIRA, Aroma. Disputas de sentido na BNCC e os efeitos no aprendizado de pessoas surdas na Área Linguagens e suas Tecnologias. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, 2023.
Abstract: Resumo: Esta investigação de tipo bibliográfica, com abordagem qualitativa e estudo exploratório objetiva analisar as disputas de sentido na BNCC e os efeitos no aprendizado da população surda na Área Linguagens e suas Tecnologias. Iniciamos com um histórico recente da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, com Fernandes e Moreira (2014); Castells (2011); Pavezi e Mainardes (2018); Bezerra (2021); Perlin e Quadros (1997); Macedo (2014; 2015); e relatamos algumas problematizações dos Estudos Surdos com Perlin e Miranda (2003); Skliar (1998); Freire (2013); Tadeu da Silva (2000); Ribeiro e Silva (2021). Como resultados, temos um tensionamento na rede de sentidos dos direitos de aprendizagem e uma não finalizada disputa pelos conteúdos; três textos conciliam com a ausência de parâmetros para educação de surdos alegando adaptações locais e seis textos contestam que esta ausência tem efeito de exclusão.
Descrição: 10,0
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53613
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia



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