Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53613

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Ana Beatriz Gomes-
dc.contributor.authorBANDEIRA, Aroma-
dc.date.accessioned2023-11-20T17:51:26Z-
dc.date.available2023-11-20T17:51:26Z-
dc.date.issued2023-09-19-
dc.date.submitted2023-10-18-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Aroma. Disputas de sentido na BNCC e os efeitos no aprendizado de pessoas surdas na Área Linguagens e suas Tecnologias. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53613-
dc.description10,0pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta investigação de tipo bibliográfica, com abordagem qualitativa e estudo exploratório objetiva analisar as disputas de sentido na BNCC e os efeitos no aprendizado da população surda na Área Linguagens e suas Tecnologias. Iniciamos com um histórico recente da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, com Fernandes e Moreira (2014); Castells (2011); Pavezi e Mainardes (2018); Bezerra (2021); Perlin e Quadros (1997); Macedo (2014; 2015); e relatamos algumas problematizações dos Estudos Surdos com Perlin e Miranda (2003); Skliar (1998); Freire (2013); Tadeu da Silva (2000); Ribeiro e Silva (2021). Como resultados, temos um tensionamento na rede de sentidos dos direitos de aprendizagem e uma não finalizada disputa pelos conteúdos; três textos conciliam com a ausência de parâmetros para educação de surdos alegando adaptações locais e seis textos contestam que esta ausência tem efeito de exclusão.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEstudos Surdospt_BR
dc.subjectDireitos de Aprendizagempt_BR
dc.titleDisputas de sentido na BNCC e os efeitos no aprendizado de pessoas surdas na Área Linguagens e suas Tecnologiaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8751129646603802pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7155629480601286pt_BR
dc.description.abstractxThis research of bibliographic type, with a qualitative approach and exploratory study aims to analyze the disputes of meaning in the BNCC and the effects on the learning of the deaf population in the area of languages and their technologies. We started with a recent history of Special Education in the Inclusive Perspective, with Fernandes and Moreira (2014); Castells (2011); Pavezi and Mainardes (2018); Bezerra (2021); Perlin and Quadros (1997); Macedo (2014; 2015); and we report some problematizations of the Deaf Studies with Perlin and Miranda (2003); Skliar (1998); Freire (2013); Tadeu da Silva (2000); Ribeiro e Silva (2021). As a result, we have a tension in the network of senses of learning rights and an unfinished dispute over content; three texts reconcile with the absence of parameters for education of the deaf claiming local adaptations and six texts dispute that this absence has an exclusion effect.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduationCE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2450-1240pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons