Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53592

Share on

Title: Letramento racial crítico de crianças : uma abordagem sobre o uso de literaturas infantis por professores dos anos iniciais no ensino fundamental de Recife
Authors: GUSMÃO, Rosiane
Keywords: Literatura infantil; Letramento; Antirracismo
Issue Date: 29-Sep-2023
Citation: GUSMÃO, Rosiane. Letramento racial crítico de crianças: Uma abordagem sobre o uso de literaturas infantis por professores dos anos iniciais no ensino fundamental de Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este artigo buscou identificar, através de entrevistas semiestruturadas com professores dos anos iniciais de três escolas da zona oeste da rede Municipal de Recife, ações desenvolvidas que proporcionam o letramento racial crítico dos estudantes, assim como também as possibilidades e os desafios que os docentes enfrentam com as atividades antirracista e a repercussão do letramento racial crítico na construção de uma sala de aula antirracista. A presente pesquisa chegou à conclusão que existe racismo também nas famílias, portanto, as formações continuadas das professoras sobre a temática são essenciais para qualificar e sustentar a construção com toda a comunidade escolar antirracista, logo, a multiplicidade de expressão do racismo precisa ser abordada. O uso de livros de literatura infantil como ferramenta para o letramento racial crítico das crianças é de extrema importância para a representatividade negra na promoção do autorreconhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53592
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Rosiane Emilia da Silva Gusmão.pdf375,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons