Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53592
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENESES, Jaileira | - |
dc.contributor.author | GUSMÃO, Rosiane | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T23:41:09Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T23:41:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-17 | - |
dc.identifier.citation | GUSMÃO, Rosiane. Letramento racial crítico de crianças: Uma abordagem sobre o uso de literaturas infantis por professores dos anos iniciais no ensino fundamental de Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53592 | - |
dc.description.abstract | Este artigo buscou identificar, através de entrevistas semiestruturadas com professores dos anos iniciais de três escolas da zona oeste da rede Municipal de Recife, ações desenvolvidas que proporcionam o letramento racial crítico dos estudantes, assim como também as possibilidades e os desafios que os docentes enfrentam com as atividades antirracista e a repercussão do letramento racial crítico na construção de uma sala de aula antirracista. A presente pesquisa chegou à conclusão que existe racismo também nas famílias, portanto, as formações continuadas das professoras sobre a temática são essenciais para qualificar e sustentar a construção com toda a comunidade escolar antirracista, logo, a multiplicidade de expressão do racismo precisa ser abordada. O uso de livros de literatura infantil como ferramenta para o letramento racial crítico das crianças é de extrema importância para a representatividade negra na promoção do autorreconhecimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.title | Letramento racial crítico de crianças : uma abordagem sobre o uso de literaturas infantis por professores dos anos iniciais no ensino fundamental de Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5042948325884329 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rosiane Emilia da Silva Gusmão.pdf | 375,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons