Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53585
Comparte esta pagina
Título : | Avaliação das aprendizagens: uma reflexão sobre a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa |
Autor : | VARJAL, Elizabeth |
Palabras clave : | Avaliação das aprendizagens; Educação inclusiva; Habilidades técnicas; Funções da avaliação; Direitos dos alunos |
Fecha de publicación : | jul-2018 |
Citación : | VARJAL, Elizabeth. Avaliação das aprendizagens: uma reflexão sobre a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa. Revista Fafire. Recife, v. 11, n. 2, p. 11-21, jul./dez. 2018. |
Resumen : | Este artigo debate a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa. Argumenta sobre a captura do discurso técnico-metodológico pelo discurso político-ideológico, no debate acadêmico do campo da avaliação das aprendizagens. Defende a necessidade de diálogo entre esses dois discursos. Fundamentado em uma determinada concepção de educação, escola e avaliação voltadas para a inclusão social, coloca em debate determinadas habilidades técnicas dos professores avaliadores, bem como algumas funções da avaliação, consideradas fundamentais para que a prática avaliativa seja competente e justa. Discute também a vinculação da avaliação com os direitos dos alunos e realça a necessidade de se ampliar o debate desse campo, no sentido de incluir reflexões sobre técnicas e instrumentos avaliativos, bem como abordagens que contemplem a relação entre avaliação, qualidade, direitos e justiça. |
Descripción : | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53585 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VARJAL. Avaliação das apredizagens. p. 11-21.pdf Acceso restringido | 149,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.