Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53585
Share on
Title: | Avaliação das aprendizagens: uma reflexão sobre a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa |
Authors: | VARJAL, Elizabeth |
Keywords: | Avaliação das aprendizagens; Educação inclusiva; Habilidades técnicas; Funções da avaliação; Direitos dos alunos |
Issue Date: | Jul-2018 |
Citation: | VARJAL, Elizabeth. Avaliação das aprendizagens: uma reflexão sobre a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa. Revista Fafire. Recife, v. 11, n. 2, p. 11-21, jul./dez. 2018. |
Abstract: | Este artigo debate a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa. Argumenta sobre a captura do discurso técnico-metodológico pelo discurso político-ideológico, no debate acadêmico do campo da avaliação das aprendizagens. Defende a necessidade de diálogo entre esses dois discursos. Fundamentado em uma determinada concepção de educação, escola e avaliação voltadas para a inclusão social, coloca em debate determinadas habilidades técnicas dos professores avaliadores, bem como algumas funções da avaliação, consideradas fundamentais para que a prática avaliativa seja competente e justa. Discute também a vinculação da avaliação com os direitos dos alunos e realça a necessidade de se ampliar o debate desse campo, no sentido de incluir reflexões sobre técnicas e instrumentos avaliativos, bem como abordagens que contemplem a relação entre avaliação, qualidade, direitos e justiça. |
Description: | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53585 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VARJAL. Avaliação das apredizagens. p. 11-21.pdf Restricted Access | 149,5 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.