Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53585

Share on

Title: Avaliação das aprendizagens: uma reflexão sobre a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa
Authors: VARJAL, Elizabeth
Keywords: Avaliação das aprendizagens; Educação inclusiva; Habilidades técnicas; Funções da avaliação; Direitos dos alunos
Issue Date: Jul-2018
Citation: VARJAL, Elizabeth. Avaliação das aprendizagens: uma reflexão sobre a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa. Revista Fafire. Recife, v. 11, n. 2, p. 11-21, jul./dez. 2018.
Abstract: Este artigo debate a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa. Argumenta sobre a captura do discurso técnico-metodológico pelo discurso político-ideológico, no debate acadêmico do campo da avaliação das aprendizagens. Defende a necessidade de diálogo entre esses dois discursos. Fundamentado em uma determinada concepção de educação, escola e avaliação voltadas para a inclusão social, coloca em debate determinadas habilidades técnicas dos professores avaliadores, bem como algumas funções da avaliação, consideradas fundamentais para que a prática avaliativa seja competente e justa. Discute também a vinculação da avaliação com os direitos dos alunos e realça a necessidade de se ampliar o debate desse campo, no sentido de incluir reflexões sobre técnicas e instrumentos avaliativos, bem como abordagens que contemplem a relação entre avaliação, qualidade, direitos e justiça.
Description: Todas as notas de rodapé, estão no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53585
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VARJAL. Avaliação das apredizagens. p. 11-21.pdf
  Restricted Access
149,5 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.