Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53585
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | VARJAL, Elizabeth | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T19:41:04Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T19:41:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier.citation | VARJAL, Elizabeth. Avaliação das aprendizagens: uma reflexão sobre a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa. Revista Fafire. Recife, v. 11, n. 2, p. 11-21, jul./dez. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53585 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo debate a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa. Argumenta sobre a captura do discurso técnico-metodológico pelo discurso político-ideológico, no debate acadêmico do campo da avaliação das aprendizagens. Defende a necessidade de diálogo entre esses dois discursos. Fundamentado em uma determinada concepção de educação, escola e avaliação voltadas para a inclusão social, coloca em debate determinadas habilidades técnicas dos professores avaliadores, bem como algumas funções da avaliação, consideradas fundamentais para que a prática avaliativa seja competente e justa. Discute também a vinculação da avaliação com os direitos dos alunos e realça a necessidade de se ampliar o debate desse campo, no sentido de incluir reflexões sobre técnicas e instrumentos avaliativos, bem como abordagens que contemplem a relação entre avaliação, qualidade, direitos e justiça. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 11-21 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | Avaliação das aprendizagens | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Habilidades técnicas | pt_BR |
dc.subject | Funções da avaliação | pt_BR |
dc.subject | Direitos dos alunos | pt_BR |
dc.title | Avaliação das aprendizagens: uma reflexão sobre a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2021-06 | - |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.location.city | Recife | pt_BR |
dc.description.volume | v. 11 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VARJAL. Avaliação das apredizagens. p. 11-21.pdf Acesso restrito | 149,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.