Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53544
Share on
Title: | Avaliação educacional: concepções e embates teóricos |
Authors: | SILVA, Assis Leão da GOMES, Alfredo Macedo |
Keywords: | Concepções de avaliação; Tendências de avaliação; Políticas de avaliação; Avaliação educacional |
Issue Date: | May-2018 |
Citation: | SILVA, Assis Leão da ; GOMES, Alfredo Macedo. Avaliação educacional: concepções e embates teóricos. Estud. Aval. Educ., São Paulo, v. 29, n. 71, p. 350-384, maio/ago. 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312018000200350&lng=pt&nrm=iso |
Abstract: | O artigo objetiva realizar uma discussão teórica ao revisitar, sistematizar e refletir a respeito de distintas concepções de avaliação e de suas tendências no campo da avaliação educacional. A construção histórica dessas concepções de avaliação sinaliza, em suas origens, determinadas demandas que alteram a ênfase da avaliação educacional em cada momento do campo da avaliação educacional. Destaca-se que, no contexto atual, a compreensão a respeito da avaliação educacional está associada ao hibridismo de distintas concepções de avaliação. Esse hibridismo, materializado nas políticas de avaliação, tem posto em evidência um momento de transição nas tendências das concepções de avaliação, com avanços e recuos importantes no alcance, objetos e lógica da avaliação educacional, ao combinar harmonização ou conflitos das/entre concepções de avaliação. |
Description: | Todas as notas estão ao final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53544 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA. Avaliação educacional. p. 350-384.pdf Restricted Access | 210,65 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.