Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53517
Comparte esta pagina
Título : | O desenvolvimento de conceitos probabilísticos por alunos normovisual e com baixa visão por meio do jogo batalha naval em perspectiva inclusiva. |
Autor : | SOUZA, Ana Vitoria Lira Gomes de |
Palabras clave : | Recursos educacionais; Batalha naval; Probabilidade; Deficiência visual; Multiplano |
Fecha de publicación : | 4-oct-2023 |
Citación : | SOUZA, Ana Vitória Lira Gomes de. O desenvolvimento de conceitos probabilísticos por alunos nomovisual e com baixa visão por meio do jogo Batalha Naval em perspectiva inclusa. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | O ambiente escolar inclusivo é um os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência visual no aprendizado de matemática. O uso da ferramenta multiplano como uma forma de promover a inclusão e melhorar o entendimento dos alunos com deficiência visual sobre a matéria passa a ser muito bem explorado por meio do jogo Batalha Naval, que é jogado como uma atividade lúdica para ensinar probabilidade. A inclusão escolar é fundamental para que todos os alunos possam desenvolver seus conhecimentos e habilidades de maneira autônoma e natural. No entanto, muitas vezes os recursos adequados para o aprendizado de alunos com deficiência visual são limitados. Nesse contexto, o uso do multiplano surge como uma alternativa para promover a inclusão e facilitar o entendimento da matemática por parte dos alunos com deficiência visual, por ser é uma ferramenta versátil e que pode ser utilizada por qualquer pessoa. 2 alunos participaram da atividade e responderam um questionário com 20 perguntas, feitas antes, durante e após o jogo. Durante o jogo foi observado como um aluno com deficiência visual (baixa visão) e um aluno normovisual lidam com alguns questionamentos probabilísticos e quais suas estratégias durante o jogo batalha naval. Os alunos utilizam o multiplano como tabuleiro, para posicionar suas embarcações e marcar os ataques realizados, e as peças do kit multiplano para marcar os ataques e simulando embarcações. Essa abordagem lúdica e prática permite que os alunos com deficiência visual compreendam melhor os conceitos de probabilidade, se divirtam no processo de aprendizagem, desenvolvam habilidades de análise e raciocínio. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53517 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-Ana Vitória-versão biblioteca-.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons