Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53517

Compartilhe esta página

Título: O desenvolvimento de conceitos probabilísticos por alunos normovisual e com baixa visão por meio do jogo batalha naval em perspectiva inclusiva.
Autor(es): SOUZA, Ana Vitoria Lira Gomes de
Palavras-chave: Recursos educacionais; Batalha naval; Probabilidade; Deficiência visual; Multiplano
Data do documento: 4-Out-2023
Citação: SOUZA, Ana Vitória Lira Gomes de. O desenvolvimento de conceitos probabilísticos por alunos nomovisual e com baixa visão por meio do jogo Batalha Naval em perspectiva inclusa. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O ambiente escolar inclusivo é um os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência visual no aprendizado de matemática. O uso da ferramenta multiplano como uma forma de promover a inclusão e melhorar o entendimento dos alunos com deficiência visual sobre a matéria passa a ser muito bem explorado por meio do jogo Batalha Naval, que é jogado como uma atividade lúdica para ensinar probabilidade. A inclusão escolar é fundamental para que todos os alunos possam desenvolver seus conhecimentos e habilidades de maneira autônoma e natural. No entanto, muitas vezes os recursos adequados para o aprendizado de alunos com deficiência visual são limitados. Nesse contexto, o uso do multiplano surge como uma alternativa para promover a inclusão e facilitar o entendimento da matemática por parte dos alunos com deficiência visual, por ser é uma ferramenta versátil e que pode ser utilizada por qualquer pessoa. 2 alunos participaram da atividade e responderam um questionário com 20 perguntas, feitas antes, durante e após o jogo. Durante o jogo foi observado como um aluno com deficiência visual (baixa visão) e um aluno normovisual lidam com alguns questionamentos probabilísticos e quais suas estratégias durante o jogo batalha naval. Os alunos utilizam o multiplano como tabuleiro, para posicionar suas embarcações e marcar os ataques realizados, e as peças do kit multiplano para marcar os ataques e simulando embarcações. Essa abordagem lúdica e prática permite que os alunos com deficiência visual compreendam melhor os conceitos de probabilidade, se divirtam no processo de aprendizagem, desenvolvam habilidades de análise e raciocínio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53517
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Ana Vitória-versão biblioteca-.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons