Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53517
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Ana Vitoria Lira Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-09T14:15:59Z | - |
dc.date.available | 2023-11-09T14:15:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ana Vitória Lira Gomes de. O desenvolvimento de conceitos probabilísticos por alunos nomovisual e com baixa visão por meio do jogo Batalha Naval em perspectiva inclusa. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53517 | - |
dc.description.abstract | O ambiente escolar inclusivo é um os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência visual no aprendizado de matemática. O uso da ferramenta multiplano como uma forma de promover a inclusão e melhorar o entendimento dos alunos com deficiência visual sobre a matéria passa a ser muito bem explorado por meio do jogo Batalha Naval, que é jogado como uma atividade lúdica para ensinar probabilidade. A inclusão escolar é fundamental para que todos os alunos possam desenvolver seus conhecimentos e habilidades de maneira autônoma e natural. No entanto, muitas vezes os recursos adequados para o aprendizado de alunos com deficiência visual são limitados. Nesse contexto, o uso do multiplano surge como uma alternativa para promover a inclusão e facilitar o entendimento da matemática por parte dos alunos com deficiência visual, por ser é uma ferramenta versátil e que pode ser utilizada por qualquer pessoa. 2 alunos participaram da atividade e responderam um questionário com 20 perguntas, feitas antes, durante e após o jogo. Durante o jogo foi observado como um aluno com deficiência visual (baixa visão) e um aluno normovisual lidam com alguns questionamentos probabilísticos e quais suas estratégias durante o jogo batalha naval. Os alunos utilizam o multiplano como tabuleiro, para posicionar suas embarcações e marcar os ataques realizados, e as peças do kit multiplano para marcar os ataques e simulando embarcações. Essa abordagem lúdica e prática permite que os alunos com deficiência visual compreendam melhor os conceitos de probabilidade, se divirtam no processo de aprendizagem, desenvolvam habilidades de análise e raciocínio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Recursos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Batalha naval | pt_BR |
dc.subject | Probabilidade | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Multiplano | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento de conceitos probabilísticos por alunos normovisual e com baixa visão por meio do jogo batalha naval em perspectiva inclusiva. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The inclusive school environment is one of the challenges faced by students with visual impairments when learning mathematics. The use of the multiplane tool as a way to promote inclusion and improve the understanding of students with visual impairments on the subject is now very well explored through the game Batalha Naval, which is played as a playful activity to teach probability. School inclusion is essential so that all students can develop their knowledge and skills autonomously and naturally. However, adequate resources for learning for students with visual impairments are often limited. In this context, the use of multiplane appears as an alternative to promote inclusion and facilitate the understanding of mathematics by students with visual impairments, as it is a versatile tool that can be used by anyone. 2 students participated in the activity and answered a questionnaire with 20 questions, asked before, during and after the game. During the game, it was observed how a visually impaired student (low vision) and a sighted student dealt with some probabilistic questions and what their strategies were during the naval battle game. Students use the multiplane as a board to position their vessels and mark the attacks carried out, and the pieces of the multiplane kit to mark the attacks and simulate vessels. This playful and practical approach allows students with visual impairments to better understand probability concepts, have fun in the learning process, and develop analysis and reasoning skills. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-Ana Vitória-versão biblioteca-.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons