Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53517

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSOUZA, Ana Vitoria Lira Gomes de-
dc.date.accessioned2023-11-09T14:15:59Z-
dc.date.available2023-11-09T14:15:59Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-10-31-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Vitória Lira Gomes de. O desenvolvimento de conceitos probabilísticos por alunos nomovisual e com baixa visão por meio do jogo Batalha Naval em perspectiva inclusa. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53517-
dc.description.abstractO ambiente escolar inclusivo é um os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência visual no aprendizado de matemática. O uso da ferramenta multiplano como uma forma de promover a inclusão e melhorar o entendimento dos alunos com deficiência visual sobre a matéria passa a ser muito bem explorado por meio do jogo Batalha Naval, que é jogado como uma atividade lúdica para ensinar probabilidade. A inclusão escolar é fundamental para que todos os alunos possam desenvolver seus conhecimentos e habilidades de maneira autônoma e natural. No entanto, muitas vezes os recursos adequados para o aprendizado de alunos com deficiência visual são limitados. Nesse contexto, o uso do multiplano surge como uma alternativa para promover a inclusão e facilitar o entendimento da matemática por parte dos alunos com deficiência visual, por ser é uma ferramenta versátil e que pode ser utilizada por qualquer pessoa. 2 alunos participaram da atividade e responderam um questionário com 20 perguntas, feitas antes, durante e após o jogo. Durante o jogo foi observado como um aluno com deficiência visual (baixa visão) e um aluno normovisual lidam com alguns questionamentos probabilísticos e quais suas estratégias durante o jogo batalha naval. Os alunos utilizam o multiplano como tabuleiro, para posicionar suas embarcações e marcar os ataques realizados, e as peças do kit multiplano para marcar os ataques e simulando embarcações. Essa abordagem lúdica e prática permite que os alunos com deficiência visual compreendam melhor os conceitos de probabilidade, se divirtam no processo de aprendizagem, desenvolvam habilidades de análise e raciocínio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRecursos educacionaispt_BR
dc.subjectBatalha navalpt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectMultiplanopt_BR
dc.titleO desenvolvimento de conceitos probabilísticos por alunos normovisual e com baixa visão por meio do jogo batalha naval em perspectiva inclusiva.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThe inclusive school environment is one of the challenges faced by students with visual impairments when learning mathematics. The use of the multiplane tool as a way to promote inclusion and improve the understanding of students with visual impairments on the subject is now very well explored through the game Batalha Naval, which is played as a playful activity to teach probability. School inclusion is essential so that all students can develop their knowledge and skills autonomously and naturally. However, adequate resources for learning for students with visual impairments are often limited. In this context, the use of multiplane appears as an alternative to promote inclusion and facilitate the understanding of mathematics by students with visual impairments, as it is a versatile tool that can be used by anyone. 2 students participated in the activity and answered a questionnaire with 20 questions, asked before, during and after the game. During the game, it was observed how a visually impaired student (low vision) and a sighted student dealt with some probabilistic questions and what their strategies were during the naval battle game. Students use the multiplane as a board to position their vessels and mark the attacks carried out, and the pieces of the multiplane kit to mark the attacks and simulate vessels. This playful and practical approach allows students with visual impairments to better understand probability concepts, have fun in the learning process, and develop analysis and reasoning skills.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC-Ana Vitória-versão biblioteca-.pdf1,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons