Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53490
Share on
Title: | Análise da produção científica sobre o ensino de matemática no programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática: estudo exploratório analítico e principais tendências. |
Authors: | RODRIGUES, Maria da Paz Silva |
Keywords: | Tendências; Mapeamento; Educação Matemática; Dissertações |
Issue Date: | 6-Oct-2023 |
Citation: | RODRIGUES, Maria da Paz. Análise da produção científica sobre o ensino de matemática no programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática: estudo exploratório analítico e principais tendências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | A fim de investigar e analisar a produção científica do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco campus do Agreste, este trabalho partiu de um mapeamento prévio das dissertações que versam sobre a matemática. Tratando-se de um estudo de natureza exploratória analítica, através do repositório digital (ATTENA) da Universidade Federal de Pernambuco, foram analisados os trabalhos defendidos entre 2017 e junho do presente ano, utilizando como critério de inclusão desses trabalhos na investigação a presença da palavra matemática em pelo menos um desses campos da dissertação: título, palavras chaves e/ou resumo. Das 63 dissertações inventariadas com esse critério foram realizados o mapeamento horizontal e vertical e posteriormente buscou-se classificar de acordo com Cavalcanti (2010) dentre as macrotendências (Didático-pragmática; Epistemológica; e Político-sócio-cultural). Assim, observamos que as dissertações apresentam uma distribuição com certo equilíbrio, ficando as três vertentes com um número quase equiparado de pesquisas. Por meio deste trabalho, foi possível verificar como se apresentam as tendências no ensino e na pesquisa no território das dissertações do programa de Mestrado, visto que as Tendências em Educação Matemática têm sido objeto de crescentes discussões e estudos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53490 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria da Paz Silva Rodrigues (5).pdf | 412,15 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License