Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53490

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Maria da Paz Silva-
dc.date.accessioned2023-11-08T00:51:09Z-
dc.date.available2023-11-08T00:51:09Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2023-11-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Maria da Paz. Análise da produção científica sobre o ensino de matemática no programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática: estudo exploratório analítico e principais tendências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53490-
dc.description.abstractA fim de investigar e analisar a produção científica do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco campus do Agreste, este trabalho partiu de um mapeamento prévio das dissertações que versam sobre a matemática. Tratando-se de um estudo de natureza exploratória analítica, através do repositório digital (ATTENA) da Universidade Federal de Pernambuco, foram analisados os trabalhos defendidos entre 2017 e junho do presente ano, utilizando como critério de inclusão desses trabalhos na investigação a presença da palavra matemática em pelo menos um desses campos da dissertação: título, palavras chaves e/ou resumo. Das 63 dissertações inventariadas com esse critério foram realizados o mapeamento horizontal e vertical e posteriormente buscou-se classificar de acordo com Cavalcanti (2010) dentre as macrotendências (Didático-pragmática; Epistemológica; e Político-sócio-cultural). Assim, observamos que as dissertações apresentam uma distribuição com certo equilíbrio, ficando as três vertentes com um número quase equiparado de pesquisas. Por meio deste trabalho, foi possível verificar como se apresentam as tendências no ensino e na pesquisa no território das dissertações do programa de Mestrado, visto que as Tendências em Educação Matemática têm sido objeto de crescentes discussões e estudos.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTendênciaspt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titleAnálise da produção científica sobre o ensino de matemática no programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática: estudo exploratório analítico e principais tendências.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8447715255711788pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
dc.description.abstractxIn order to investigate and analyze the scientific production of the Graduate Program in Science and Mathematics Education at the Federal University of Pernambuco's Agreste campus, this study began with a previous mapping of dissertations on mathematics. As this is an analytical exploratory study, the digital repository (ATTENA) of the Federal University of Pernambuco analyzed the works defended between 2017 and June of this year, using as a criterion for including these works in the investigation the presence of the word mathematics in at least one of these fields of the dissertation: title, keywords and/or abstract. Of the 63 dissertations inventoried with this criterion, horizontal and vertical mapping was carried out and then we tried to classify them according to Cavalcanti (2010) among the macro-trends (Didactic-pragmatic; Epistemological; and Political-socio-cultural). In doing so, we observed that the dissertations showed a somewhat balanced distribution, with the three strands having an almost equal number of studies. Through this work, it was possible to verify how trends in teaching and research are presented in the Master's program dissertations, given that Trends in Mathematics Education have been the subject of increasing discussion and study.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria da Paz Silva Rodrigues (5).pdf412,15 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons