Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53490
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, José Dilson Beserra | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Maria da Paz Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-08T00:51:09Z | - |
dc.date.available | 2023-11-08T00:51:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-06 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Maria da Paz. Análise da produção científica sobre o ensino de matemática no programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática: estudo exploratório analítico e principais tendências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53490 | - |
dc.description.abstract | A fim de investigar e analisar a produção científica do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco campus do Agreste, este trabalho partiu de um mapeamento prévio das dissertações que versam sobre a matemática. Tratando-se de um estudo de natureza exploratória analítica, através do repositório digital (ATTENA) da Universidade Federal de Pernambuco, foram analisados os trabalhos defendidos entre 2017 e junho do presente ano, utilizando como critério de inclusão desses trabalhos na investigação a presença da palavra matemática em pelo menos um desses campos da dissertação: título, palavras chaves e/ou resumo. Das 63 dissertações inventariadas com esse critério foram realizados o mapeamento horizontal e vertical e posteriormente buscou-se classificar de acordo com Cavalcanti (2010) dentre as macrotendências (Didático-pragmática; Epistemológica; e Político-sócio-cultural). Assim, observamos que as dissertações apresentam uma distribuição com certo equilíbrio, ficando as três vertentes com um número quase equiparado de pesquisas. Por meio deste trabalho, foi possível verificar como se apresentam as tendências no ensino e na pesquisa no território das dissertações do programa de Mestrado, visto que as Tendências em Educação Matemática têm sido objeto de crescentes discussões e estudos. | pt_BR |
dc.format.extent | 71p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tendências | pt_BR |
dc.subject | Mapeamento | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Dissertações | pt_BR |
dc.title | Análise da produção científica sobre o ensino de matemática no programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática: estudo exploratório analítico e principais tendências. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8447715255711788 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7001668802091435 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In order to investigate and analyze the scientific production of the Graduate Program in Science and Mathematics Education at the Federal University of Pernambuco's Agreste campus, this study began with a previous mapping of dissertations on mathematics. As this is an analytical exploratory study, the digital repository (ATTENA) of the Federal University of Pernambuco analyzed the works defended between 2017 and June of this year, using as a criterion for including these works in the investigation the presence of the word mathematics in at least one of these fields of the dissertation: title, keywords and/or abstract. Of the 63 dissertations inventoried with this criterion, horizontal and vertical mapping was carried out and then we tried to classify them according to Cavalcanti (2010) among the macro-trends (Didactic-pragmatic; Epistemological; and Political-socio-cultural). In doing so, we observed that the dissertations showed a somewhat balanced distribution, with the three strands having an almost equal number of studies. Through this work, it was possible to verify how trends in teaching and research are presented in the Master's program dissertations, given that Trends in Mathematics Education have been the subject of increasing discussion and study. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria da Paz Silva Rodrigues (5).pdf | 412,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons