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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53448

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Title: Conhecimento sobre bullying e cyberbullyng para construção da cultura de paz por estudantes do ensino médio
Authors: SILVA, Pâmela Vitória da Conceição
Keywords: Adolescência; Bullying; Cyberbullying; Violência; Serviços de saúde escolar
Issue Date: 11-May-2023
Citation: Silva, Pâmela Vitória da Conceição. Conhecimento sobre Bullying e Cyberbullyng para construção da cultura de paz por estudantes do Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Introdução: os adolescentes estão entre os grupos populacionais mais vulneráveis às diversas formas de violência física, sexual, psicológica, privação ou abandono familiar. O bullying representa o subtipo de violência escolar mais prevalente e pesquisado nos últimos anos nas escolas públicas e privadas da rede de ensino. Olweus (1993) conceitua o bullying como ações negativas de caráter repetitivo dirigidas contra um indivíduo por um período de tempo prolongado, em que a pessoa afetada tem dificuldade de defender-se e sofre com a dor e a angústia; enquanto o cyberbullying seria o bullying realizado por meio das mídias sociais, plataformas de mensagens, plataformas de jogos e celulares com intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar as vítimas. Frente a este contexto, as ações interventivas direcionadas ao controle e prevenção do bullying e cyberbullying devem envolver a participação ativa dos educandos como protagonistas do processo de aprendizagem, valorizar o equilíbrio entre o diálogo e a escuta é imprescindível, pois permite a troca de informações entre os envolvidos através da comunicação verbal e não-verbal, fazendo-os reconhecer a importância do falar e ouvir, livre de preconceitos, conflitos e autoritarismo. Objetivos: o presente trabalho tem como objetivo analisar propostas de cultura de paz elaboradas por estudantes do ensino básico no enfrentamento do bullying e cyberbullying. Caminho metodológico: trata-se de um estudo descritivo interpretativo, fundamentado na abordagem qualitativa, onde, após ser devidamente autorizado pelos participantes e seus responsáveis legais, foi coletado mediante entrevista dados pessoais e perguntas subjetivas acerca do tema bullying e cyberbullying, possuindo como público alvo estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Igarassu/PE. Diante disso, as respostas foram devidamente analisadas pelo método de análise de conteúdo de Bardin (BARDIN, 2011) em suas três fases: pré – análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Resultados e discussão: o presente estudo teve como resultado diferentes abordagens sobre o tema, propostas pelos estudantes envolvidos, ampliando o leque do pensar engessado para o senso crítico, abrangendo o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, e da promoção da cultura de paz nas escolas. Conclusão: foi compreendido mais sobre o fenômeno da violência entre escolares no cenário escolar e virtual, com possibilidade de construção coletiva de propostas de enfrentamento na disseminação de estratégias para implantação de uma cultura de paz no âmbito escolar, tais como o envolvimento de uma equipe multidisciplinar; abertura de rodas de conversa entre alunos, professores e pais; e uma abordagem mais dinâmica e lúdica sobre o tema, a fim de conscientizar os alunos a lidarem melhor com as diferenças, reforçando assim uma cultura de paz nas escolas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53448
Appears in Collections:(TCC) - Enfermagem

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