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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53443

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Título: Análise do conhecimento metacognitivo na resolução de problemas em física em atividade diagnóstica.
Autor(es): VILELA, Caio Cesar Andrade
Palavras-chave: Metacognição;; Resolução de problemas;; Avaliação diagnóstica;; Autorregulação da aprendizagem;; Ensino de física.
Data do documento: 29-Set-2023
Citação: VILELA, Caio César Andrade. Análise do conhecimento metacognitivo na resolução de problemas em física em atividade diagnóstica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Física-Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A metacognição, considerada como capacidade que o ser humano tem de monitorar e auto regular os processos cognitivos, na perspectiva do âmbito educacional ao que incorre com o presente trabalho. Nesse contexto, a metacognição evolui e passa a relacionar-se ao conhecimento que o estudante tem sobre si mesmo e aos mecanismos de controle executivo e de autorregulação sobre as atividades realizadas. Diante destas evidências o objetivo desta pesquisa foi analisar o conhecimento metacognitivo na resolução de problemas em física através de uma atividade diagnóstica de estudantes recém ingressos no curso de Física Licenciatura. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritiva e abordagem quantitativa, em que vinte e sete alunos participaram da atividade diagnostica, esses discentes recém ingressantes do curso de Física-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados indicam a falta de domínio para algumas estratégias de resolução de problema em física, através de um problema específico que envolvia diferentes estratégias que o ensino médio contempla. O presente trabalho, analisou cinco estratégias específicas: trigonometria no triângulo retângulo; diagrama de corpo livre; decomposição de forças; operação com vetores e identidades trigonométricas que no decorrer do trabalho individualmente foram discutidas. Conclui-se que houve fragilidade demonstrativa em reconhecimento das estratégias na resolução dos problemas físico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53443
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

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