Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53443
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Katia Calligaris | - |
dc.contributor.author | VILELA, Caio Cesar Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-05T20:03:14Z | - |
dc.date.available | 2023-11-05T20:03:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-27 | - |
dc.identifier.citation | VILELA, Caio César Andrade. Análise do conhecimento metacognitivo na resolução de problemas em física em atividade diagnóstica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Física-Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53443 | - |
dc.description.abstract | A metacognição, considerada como capacidade que o ser humano tem de monitorar e auto regular os processos cognitivos, na perspectiva do âmbito educacional ao que incorre com o presente trabalho. Nesse contexto, a metacognição evolui e passa a relacionar-se ao conhecimento que o estudante tem sobre si mesmo e aos mecanismos de controle executivo e de autorregulação sobre as atividades realizadas. Diante destas evidências o objetivo desta pesquisa foi analisar o conhecimento metacognitivo na resolução de problemas em física através de uma atividade diagnóstica de estudantes recém ingressos no curso de Física Licenciatura. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritiva e abordagem quantitativa, em que vinte e sete alunos participaram da atividade diagnostica, esses discentes recém ingressantes do curso de Física-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados indicam a falta de domínio para algumas estratégias de resolução de problema em física, através de um problema específico que envolvia diferentes estratégias que o ensino médio contempla. O presente trabalho, analisou cinco estratégias específicas: trigonometria no triângulo retângulo; diagrama de corpo livre; decomposição de forças; operação com vetores e identidades trigonométricas que no decorrer do trabalho individualmente foram discutidas. Conclui-se que houve fragilidade demonstrativa em reconhecimento das estratégias na resolução dos problemas físico. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metacognição; | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas; | pt_BR |
dc.subject | Avaliação diagnóstica; | pt_BR |
dc.subject | Autorregulação da aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física. | pt_BR |
dc.title | Análise do conhecimento metacognitivo na resolução de problemas em física em atividade diagnóstica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6422339824617256 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Metacognition, considered to be the human being's ability to monitor and self-regulate cognitive processes, from the perspective of the educational sphere, is what this work is about. In this context, metacognition evolves and becomes related to the student's knowledge of himself and the mechanisms of executive control and self-regulation of the activities carried out. In view of this evidence, the aim of this research was to analyze metacognitive knowledge in problem-solving in physics through a diagnostic activity for students recently enrolled in the Physics-Licenciatura course. This is a case study, descriptive in nature and quantitative in approach, in which twenty-seven students took part in the diagnostic activity, these being students recently entering the Physics-Licenciatura course at the Federal University of Pernambuco. The results indicate a lack of mastery of some problem-solving strategies in physics, through a specific problem that involved different strategies that secondary education contemplates. This work analyzed five specific strategies: trigonometry in the right triangle; free body diagram; decomposition of forces; operation with vectors and trigonometric identities, which were discussed individually throughout the work. It was concluded that there was demonstrative weakness in recognizing the strategies in solving the physical problems. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-CAIO CÉSAR ANDRADE VILELA.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons