Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53433
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, Joao Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | BARROS, Jonatha Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-02T03:27:20Z | - |
dc.date.available | 2023-11-02T03:27:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-31 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Jonatha Alves de. Criação de um software educacional que possibilite um estudo inicial visual sobre a teoria da relatividade restrita. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53433 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo propor a criação de um software educacional que possibilite um estudo inicial visual sobre a Teoria da Relatividade Restrita, diante da problemática de tempo curto nas disciplinas de Física Moderna no ensino superior para o tópico de relatividade restrita. A pesquisa se baseou na análise da literatura sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino da Física. A metodologia proposta envolve a criação de um software educacional que possibilite o estudo das transformações de Lorentz no contexto do ensino da Relatividade Restrita. O resultado esperado é um software funcional que ao ser utilizado possibilite uma melhora na compreensão dos conceitos físicos pelos alunos, além de contribuir para a utilização das TICs no ensino da Física. | pt_BR |
dc.format.extent | 29p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Relatividade Restrita | pt_BR |
dc.subject | Software Educacional | pt_BR |
dc.subject | TICs | pt_BR |
dc.title | Criação de um software educacional que possibilite um estudo inicial visual sobre a teoria da relatividade restrita. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CAMELO NETO, Gustavo | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6342878506208139 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to propose the creation of an educational software that enables an initial visual study of the Theory of Special Relativity, given the short time available for Modern Physics classes in higher education to cover the topic of special relativity. The research was based on the analysis of literature on the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in Physics education. The proposed methodology involves the creation of an educational software that enables the study of Lorentz transformations in the context of teaching Special Relativity. The expected result is a functional software that, when used, improves students' understanding of physical concepts, as well as contributes to the use of ICTs in Physics education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1196031119840419 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jonatha Alves de Barros.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons