Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53433

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Joao Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorBARROS, Jonatha Alves de-
dc.date.accessioned2023-11-02T03:27:20Z-
dc.date.available2023-11-02T03:27:20Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2023-10-31-
dc.identifier.citationBARROS, Jonatha Alves de. Criação de um software educacional que possibilite um estudo inicial visual sobre a teoria da relatividade restrita. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53433-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo propor a criação de um software educacional que possibilite um estudo inicial visual sobre a Teoria da Relatividade Restrita, diante da problemática de tempo curto nas disciplinas de Física Moderna no ensino superior para o tópico de relatividade restrita. A pesquisa se baseou na análise da literatura sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino da Física. A metodologia proposta envolve a criação de um software educacional que possibilite o estudo das transformações de Lorentz no contexto do ensino da Relatividade Restrita. O resultado esperado é um software funcional que ao ser utilizado possibilite uma melhora na compreensão dos conceitos físicos pelos alunos, além de contribuir para a utilização das TICs no ensino da Física.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelatividade Restritapt_BR
dc.subjectSoftware Educacionalpt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.titleCriação de um software educacional que possibilite um estudo inicial visual sobre a teoria da relatividade restrita.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAMELO NETO, Gustavo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6342878506208139pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to propose the creation of an educational software that enables an initial visual study of the Theory of Special Relativity, given the short time available for Modern Physics classes in higher education to cover the topic of special relativity. The research was based on the analysis of literature on the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in Physics education. The proposed methodology involves the creation of an educational software that enables the study of Lorentz transformations in the context of teaching Special Relativity. The expected result is a functional software that, when used, improves students' understanding of physical concepts, as well as contributes to the use of ICTs in Physics education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1196031119840419pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jonatha Alves de Barros.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons