Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5338
Título: A intranet como suporte à gestão do conhecimento em empresas de construção civil
Autor(es): CURSINO, Raul Magalhães
Palavras-chave: Intranet;Gestão do Conhecimento;Construção Civil
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Magalhães Cursino, Raul; Maria Villarouco Santos, Vilma. A intranet como suporte à gestão do conhecimento em empresas de construção civil. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Este trabalho trata da gestão do conhecimento na construção civil a partir da utilização da intranet como ferramenta de suporte. Para este estudo, a fundamentação teórica contemplou aspectos sobre a construção civil no estado de Pernambuco, os conceitos de gestão do conhecimento baseados na espiral do conhecimento e as diretrizes para desenvolvimento de uma intranet. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso com aplicação de questionários em cinco construtoras do setor de edificações, escolhidas pelo critério de facilidade de acesso e bom conceito no mercado. A partir das análises realizadas foi possível verificar problemas na comunicação interna e na perda do patrimônio intelectual, pois a maior parte das empresas pesquisadas não tem procedimentos formais para documentação e disponibilização de suas informações em base de conhecimento estruturada. Para exemplificar os resultados, foi desenvolvida uma intranet com alguns dos serviços básicos e necessários para melhorar a comunicação interna, o compartilhamento de documentos e implementação da gestão do conhecimento em uma construtora fictícia. Com isso, a pesquisa mostra que a utilização de uma intranet no setor da construção civil traz diversos benefícios para as construtoras, como uma nova e eficiente forma de comunicação interna, acesso a uma base de conhecimento atualizada e centralizada através de sistema avançado de busca e redução de custos operacionais. Como principal contribuição identifica-se a disponibilização de uma ferramenta de fácil uso, apontando para o armazenamento do conhecimento da equipe que compõe o empreendimento, influenciando, inclusive, à criação desta cultura nas empresas do ramo de construção civil do Recife
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5338
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3983_1.pdf9,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.