Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53377

Share on

Title: Formação inicial de professores de matemática: uma análise da construção do pensamento algébrico.
Authors: SILVA, Henrique Alexandre da
Keywords: Álgebra; Pensamento Algébrico; Ensino de Álgebra; Formação de professores
Issue Date: 20-Dec-2021
Citation: SILVA. Henrique Alexandre da. Formação inicial de professores de matemática: uma análise da construção do pensamento algébrico. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, CARUARU, 2023.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar o desenvolvimento do Pensamento Algébrico e as suas contribuições para a formação inicial de professores do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus do Agreste (CAA). Considerando as construções históricas propostas por alguns pesquisadores que apresentam conceitos que envolvem a Álgebra, as concepções do Pensamento Algébrico e o Ensino de Álgebra foi realizada uma pesquisa com 4 graduandos do curso de Matemática-Licenciatura que já estão em processo de conclusão. Dessa forma foram realizadas entrevistas com os participantes afim de verificar os conceitos mencionados na visão de alguns autores: Harper (1987), Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Lins (1994), Usiskin (1995a) e Lins e Gimenez (1997). A pesquisa exploratória, de característica qualitativa, visa identificar e analisar as percepções dos graduandos do curso de Matemática-Licenciatura quanto a Álgebra, Pensamento Algébrico e Ensino de Álgebra. Nesse sentindo trazemos essa entrevista como proposta de interversão para que a partir da análise de dados possamos analisar a importância do estudo de conceitos algébricos na construção do pensamento matemático.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53377
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HENRIQUE ALEXANDRE.pdf564,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons