Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53377
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | SILVA, Henrique Alexandre da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T22:37:28Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T22:37:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA. Henrique Alexandre da. Formação inicial de professores de matemática: uma análise da construção do pensamento algébrico. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, CARUARU, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53377 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar o desenvolvimento do Pensamento Algébrico e as suas contribuições para a formação inicial de professores do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus do Agreste (CAA). Considerando as construções históricas propostas por alguns pesquisadores que apresentam conceitos que envolvem a Álgebra, as concepções do Pensamento Algébrico e o Ensino de Álgebra foi realizada uma pesquisa com 4 graduandos do curso de Matemática-Licenciatura que já estão em processo de conclusão. Dessa forma foram realizadas entrevistas com os participantes afim de verificar os conceitos mencionados na visão de alguns autores: Harper (1987), Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Lins (1994), Usiskin (1995a) e Lins e Gimenez (1997). A pesquisa exploratória, de característica qualitativa, visa identificar e analisar as percepções dos graduandos do curso de Matemática-Licenciatura quanto a Álgebra, Pensamento Algébrico e Ensino de Álgebra. Nesse sentindo trazemos essa entrevista como proposta de interversão para que a partir da análise de dados possamos analisar a importância do estudo de conceitos algébricos na construção do pensamento matemático. | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Algébrico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Formação inicial de professores de matemática: uma análise da construção do pensamento algébrico. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HENRIQUE ALEXANDRE.pdf | 564,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons