Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53377

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSILVA, Henrique Alexandre da-
dc.date.accessioned2023-10-31T22:37:28Z-
dc.date.available2023-10-31T22:37:28Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2023-06-29-
dc.identifier.citationSILVA. Henrique Alexandre da. Formação inicial de professores de matemática: uma análise da construção do pensamento algébrico. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, CARUARU, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53377-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral verificar o desenvolvimento do Pensamento Algébrico e as suas contribuições para a formação inicial de professores do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus do Agreste (CAA). Considerando as construções históricas propostas por alguns pesquisadores que apresentam conceitos que envolvem a Álgebra, as concepções do Pensamento Algébrico e o Ensino de Álgebra foi realizada uma pesquisa com 4 graduandos do curso de Matemática-Licenciatura que já estão em processo de conclusão. Dessa forma foram realizadas entrevistas com os participantes afim de verificar os conceitos mencionados na visão de alguns autores: Harper (1987), Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Lins (1994), Usiskin (1995a) e Lins e Gimenez (1997). A pesquisa exploratória, de característica qualitativa, visa identificar e analisar as percepções dos graduandos do curso de Matemática-Licenciatura quanto a Álgebra, Pensamento Algébrico e Ensino de Álgebra. Nesse sentindo trazemos essa entrevista como proposta de interversão para que a partir da análise de dados possamos analisar a importância do estudo de conceitos algébricos na construção do pensamento matemático.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectPensamento Algébricopt_BR
dc.subjectEnsino de Álgebrapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleFormação inicial de professores de matemática: uma análise da construção do pensamento algébrico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HENRIQUE ALEXANDRE.pdf564,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons