Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53335
Compartilhe esta página
Título: | Integrando TICs no ensino de física: uma abordagem interativa para o efeito fotoelétrico utilizando Python. |
Autor(es): | ROCHA, Vanderlandio Zeferino da |
Palavras-chave: | Simulações físicas; TICs no ensino de Física; Programação Python; Física computacional; Efeito fotoelétrico |
Data do documento: | 3-Out-2023 |
Citação: | ZEFERINO DA ROCHA, Vanderlândio. Integrando TICs no ensino de física: uma abordagem interativa para o efeito fotoelétrico utilizando python. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | A utilização de TICs, no ensino de Física oferece uma abordagem inovadora e atrativa, proporcionando aos estudantes uma compreensão mais sólida e significativa dos conceitos físicos. Através dessa abordagem interativa, os alunos são incentivados a explorar, experimentar e vivenciar conceitos da Física que são difíceis de reproduzir experimentalmente em aula de maneira prática e imersiva, promovendo um aprendizado mais efetivo e duradouro. Este trabalho apresenta uma proposta prática para a integração de simulações no ensino de Física, por meio de um simulador do efeito fotoelétrico desenvolvido em Python. O efeito fotoelétrico é um fenômeno fundamental da Física moderna, estudado por Albert Einstein em 1905, permitindo aos estudantes explorar o comportamento dos elétrons em um material quando expostos à radiação eletromagnética. Para criar essa experiência interativa, foi utilizado o módulo VPython, um conjunto de recursos desenvolvido na linguagem Python para a criação de visualizações em 3D de objetos físicos e cenários. O simulador trata-se de uma reprodução visual animada em 3D de um experimento onde é possível observar a ejeção de elétrons devido a incidência da luz em alguns metais sendo possível manipular os parâmetros do experimento como a intensidade da luz e o metal onde ela incide. Os alunos podem interagir com objetos virtuais, modificar parâmetros e observar as consequências dessas alterações, estimulando um aprendizado ativo e experimental. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53335 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC VANDERLANDIO ZEFERINO DA ROCHA.pdf | 469,74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons