Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53335

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Heydson Henrique Brito da-
dc.contributor.authorROCHA, Vanderlandio Zeferino da-
dc.date.accessioned2023-10-30T23:58:42Z-
dc.date.available2023-10-30T23:58:42Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2023-10-30-
dc.identifier.citationZEFERINO DA ROCHA, Vanderlândio. Integrando TICs no ensino de física: uma abordagem interativa para o efeito fotoelétrico utilizando python. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53335-
dc.description.abstractA utilização de TICs, no ensino de Física oferece uma abordagem inovadora e atrativa, proporcionando aos estudantes uma compreensão mais sólida e significativa dos conceitos físicos. Através dessa abordagem interativa, os alunos são incentivados a explorar, experimentar e vivenciar conceitos da Física que são difíceis de reproduzir experimentalmente em aula de maneira prática e imersiva, promovendo um aprendizado mais efetivo e duradouro. Este trabalho apresenta uma proposta prática para a integração de simulações no ensino de Física, por meio de um simulador do efeito fotoelétrico desenvolvido em Python. O efeito fotoelétrico é um fenômeno fundamental da Física moderna, estudado por Albert Einstein em 1905, permitindo aos estudantes explorar o comportamento dos elétrons em um material quando expostos à radiação eletromagnética. Para criar essa experiência interativa, foi utilizado o módulo VPython, um conjunto de recursos desenvolvido na linguagem Python para a criação de visualizações em 3D de objetos físicos e cenários. O simulador trata-se de uma reprodução visual animada em 3D de um experimento onde é possível observar a ejeção de elétrons devido a incidência da luz em alguns metais sendo possível manipular os parâmetros do experimento como a intensidade da luz e o metal onde ela incide. Os alunos podem interagir com objetos virtuais, modificar parâmetros e observar as consequências dessas alterações, estimulando um aprendizado ativo e experimental.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSimulações físicaspt_BR
dc.subjectTICs no ensino de Físicapt_BR
dc.subjectProgramação Pythonpt_BR
dc.subjectFísica computacionalpt_BR
dc.subjectEfeito fotoelétricopt_BR
dc.titleIntegrando TICs no ensino de física: uma abordagem interativa para o efeito fotoelétrico utilizando Python.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4585277872014594pt_BR
dc.description.abstractxThe use of ICTs in Physics teaching offers an innovative and attractive approach, providing students with a more solid and meaningful understanding of physical concepts. Through this interactive approach, students are encouraged to explore, experiment and experience Physics concepts that are difficult to reproduce experimentally in class in a practical and immersive way, promoting more effective and lasting learning. This work presents a practical proposal for the integration of simulations in Physics teaching, through a photoelectric effect simulator developed in Python. The photoelectric effect is a fundamental phenomenon in modern physics, studied by Albert Einstein in 1905, allowing students to explore the behavior of electrons in a material when exposed to electromagnetic radiation. To create this interactive experience, the VPython module was used, a set of resources developed in the Python language for creating 3D visualizations of physical objects and scenarios. The simulator is a 3D animated visual reproduction of an experiment where it is possible to observe the ejection of electrons due to the incidence of light on some metals, making it possible to manipulate the parameters of the experiment such as the intensity of the light and the metal where it falls. Students can interact with virtual objects, modify parameters and observe the consequences of these changes, encouraging active and experimental learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VANDERLANDIO ZEFERINO DA ROCHA.pdf469,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons