Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53333

Compartilhe esta página

Título: Explorando as funções orgânicas por meio de atividades investigativas: um enfoque na temática dos medicamentos para o ensino médio.
Autor(es): NASCIMENTO, Josefa Shirlly Isabel Santos do
Palavras-chave: Metodologia Investigativa; Funções Orgânicas; Medicamentos
Data do documento: 5-Out-2023
Citação: NASCIMENTO, Josefa Shirlly Isabel Santos do. Explorando as funções orgânicas por meio de atividades investigativas: um enfoque na temática dos medicamentos para o ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, CARUARU, 2023.
Abstract: A Química se faz presente em diversas áreas da vida das pessoas, principalmente a química orgânica, que trata de compostos já existentes naturalmente e produzidos por organismos vivos. Além disso, a Química Orgânica também aborda compostos desenvolvidos pelo ser o humano, como é o caso dos medicamentos, que são moléculas poli funcionais, como pode ser visto através da análise da estrutura química dos seus princípios ativos. Existem diversas funções orgânicas e muitas delas estão presentes em fármacos. Para tratar desse conteúdo no Ensino Médio, os professores tendem a se apegar a metodologias mais tradicionais, que focam em métodos que não estimulam o interesse, e não proporcionam a autonomia investigativa na construção do conhecimento dos estudantes. Tendo isso em vista, a presente pesquisa teve o objetivo e a motivação de apresentar a importância de uma de ação de atividades investigativas associada à temática medicamentos no ensino do conteúdo de funções orgânicas para o Ensino Médio. Foi elaborada uma alternativa metodológica, dividida em 4 momentos, para contextualizar essa subárea da química tão vasta, propiciando o desvio dos obstáculos vigentes no ensino de química. A pesquisa admitiu uma análise qualitativa. Como resultado, essa ação pedagógica pode vir a ser um caminho para contribuir de maneira mais significante no aprendizado dos discentes em relação ao conteúdo de funções orgânicas, estabelecendo uma associação com a temática de medicamentos, permitindo formar indivíduos mais capacitados para aplicar e contribuir com seus conhecimentos científicos na sociedade de maneira ativa e crítica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53333
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Shirlly Nascimento - TCC Final.pdfShirlly Nascimento - TCC Final426,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons