Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53333

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARAES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Josefa Shirlly Isabel Santos do-
dc.date.accessioned2023-10-30T23:00:59Z-
dc.date.available2023-10-30T23:00:59Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.date.submitted2023-10-28-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Josefa Shirlly Isabel Santos do. Explorando as funções orgânicas por meio de atividades investigativas: um enfoque na temática dos medicamentos para o ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, CARUARU, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53333-
dc.description.abstractA Química se faz presente em diversas áreas da vida das pessoas, principalmente a química orgânica, que trata de compostos já existentes naturalmente e produzidos por organismos vivos. Além disso, a Química Orgânica também aborda compostos desenvolvidos pelo ser o humano, como é o caso dos medicamentos, que são moléculas poli funcionais, como pode ser visto através da análise da estrutura química dos seus princípios ativos. Existem diversas funções orgânicas e muitas delas estão presentes em fármacos. Para tratar desse conteúdo no Ensino Médio, os professores tendem a se apegar a metodologias mais tradicionais, que focam em métodos que não estimulam o interesse, e não proporcionam a autonomia investigativa na construção do conhecimento dos estudantes. Tendo isso em vista, a presente pesquisa teve o objetivo e a motivação de apresentar a importância de uma de ação de atividades investigativas associada à temática medicamentos no ensino do conteúdo de funções orgânicas para o Ensino Médio. Foi elaborada uma alternativa metodológica, dividida em 4 momentos, para contextualizar essa subárea da química tão vasta, propiciando o desvio dos obstáculos vigentes no ensino de química. A pesquisa admitiu uma análise qualitativa. Como resultado, essa ação pedagógica pode vir a ser um caminho para contribuir de maneira mais significante no aprendizado dos discentes em relação ao conteúdo de funções orgânicas, estabelecendo uma associação com a temática de medicamentos, permitindo formar indivíduos mais capacitados para aplicar e contribuir com seus conhecimentos científicos na sociedade de maneira ativa e crítica.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologia Investigativapt_BR
dc.subjectFunções Orgânicaspt_BR
dc.subjectMedicamentospt_BR
dc.titleExplorando as funções orgânicas por meio de atividades investigativas: um enfoque na temática dos medicamentos para o ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1820732912773736pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxChemistry is present in various aspects of people's lives, with organic chemistry standing out, dealing with compounds occurring naturally and those produced by living organisms. It also encompasses human-made compounds, such as medications, complex molecules crucial for human health. Exploring the chemical structure of active pharmaceutical ingredients reveals their multifunctional nature. Organic chemistry includes diverse functions, many of which find application in drugs. In high school education, however, teaching often follows traditional methods that lack the depth to instill curiosity and foster independent inquiry among students. Recognizing this gap, our research was motivated to emphasize the significance of integrating investigative activities centered around medications within the teaching of organic functions in high school. A unique methodological approach was developed, comprising four distinct stages. This methodology aimed to contextualize the vast realm of organic chemistry, addressing existing challenges in teaching. Through qualitative analysis, our study demonstrated that this pedagogical initiative could substantially enhance students' understanding of organic functions. By linking these concepts with medication themes, it equips students with a more profound understanding, enabling them to actively and critically apply their scientific knowledge in society.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Shirlly Nascimento - TCC Final.pdfShirlly Nascimento - TCC Final426,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons